Justiça obriga retirada de coluna de José Simão da web que satiriza “Alzira Kibe Sfiha”

Dita branda – O jornal “Folha de S. Paulo” foi obrigado, por determinação judicial, a retirar da rede mundial de computadores a coluna de José Simão publicada no caderno “Ilustrada” na edição de 22 de agosto de 2012.

A determinação partiu da juíza Camila Castanho Opdebeeck, da 3ª Vara Cível de Indaiatuba (SP), com base em pedido formulado pela ex-candidata a vereadora em Indaiatuba Alzira Cetra Bassani (PPS).

Na coluna referida no processo, José Simão faz uma sátira com o nome usado por Bassani na campanha eleitoral de 2012: Alzira Kibe Sfiha. Na ação, os advogados alegam que o texto é “ofensivo” à moral e ao “bom nome” de Bassani. A Folha cumpriu a determinação, mas informou que recorrerá da decisão da Justiça.

No Brasil, a política transformou-se algo tão desrespeitado, que candidatos adotam nomes de campanha acintosos. Ao ingressarem na seara da zombaria, o que coloca a política ao rés do chão, os candidatos transformam-se em presas fáceis do humor inteligente de alguns mais criativos. Quem escolhe o pseudônimo eleitoral “Alzira Kibe Sfiha” não pode esperar outra reação, que não a mesma que o levou a tão irresponsável decisão.