Estado de saúde do líder sul-africano Nelson Mandela ainda é grave

Luta contínua – Hospitalizado desde o último sábado (8), Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio da Paz Nobel, ainda não apresentou melhoras no seu quadro geral de saúde. Ele foi internado devido a uma infecção respiratória em um hospital de Pretória. Em comunicado oficial, a Presidência da República sul-africana pediu que a população reze por Madiba, apelido de Mandela.

“O presidente Jacob Zuma reitera o apelo para que a África do Sul ore por Madiba e sua família neste momento”, destaca o comunicado.

Mandela, de 94 anos, foi internado em estado grave, mas respirava sem ajuda de aparelhos. De acordo com informações, o ex-presidente recebeu visita de parentes e amigos, incluindo a ex-mulher Winnie Mandela. O porta-voz da Presidência da República da África do Sul, Mac Maharaj, disse que Mandela “recebe tratamento intensivo”, mas não está na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital. A incidência de problemas pulmonares pode estar relacionada ao período (28 anos) em que o líder sul-africano ficou preso, ocasião em que trabalhou em uma pedreira.

É a quarta internação de Mandela por problemas respiratórios desde dezembro de 2012. O nome do hospital em Pretória no qual está o ex-presidente não foi divulgado, assim como ocorreu em suas internações anteriores.

Nas imagens mais recentes de Nelson Mandela, em abril, ele parecia frágil. Na ocasião, as imagens divulgadas mostravam o ex-presidente dele sentado em uma poltrona e com as pernas cobertas por uma manta. Afastado da vida pública há anos, Mandela continua sendo o símbolo de uma África do Sul unida, apesar de suas persistentes divisões raciais. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul apo o fim do regime do Apartheid, governando o país de 1994 a 1999. (Com informações da Agência Brasil, Presidência da República da África do Sul e da agência pública de notícias de Angola- Angop)