Fernando Henrique Cardoso é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Fardão tucano – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito, nesta quinta-feira (27), para a Academia Brasileira de Letras (ABL). De acordo com a assessoria de imprensa da Academia, FHC recebeu 34 dos 39 votos possíveis e foi nomeado ainda na primeira votação. Vinte e quatro acadêmicos votaram de forma presencial, enquanto 14, por cartas. Houve apenas uma abstenção.

Fernando Henrique assume a cadeira de número 36, ocupada anteriormente pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, falecido em março passado.

A candidatura do ex-presidente da República foi oficializada no mesmo mês por meio de carta, a qual foi entregue pelo também imortal Celso Lafer, ex-chanceler e ex-ministro do Desenvolvimento no governo tucano.

Ao logo da história, a Academia Brasileira de Letras recebeu dois ex-presidentes: Getúlio Vargas (nomeado em 1941 para a cadeira de número 37) e José Sarney (nomeado em 1980 para a cadeira de número 38).

Após a proclamação do resultado da eleição, o agora imortal Fernando Henrique recebeu amigos e companheiros de ABL na Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Em nota, Marcos Vinicios Villaça, presidente da instituição destacou a eleição de FHC: “Essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia”.