CPI dos Transportes em SP será manipulada pelo PT e usada como arma contra adversários em 2014

Falta de coragem – Diante da impossibilidade de evitar a criação da CPI dos Transportes na Câmara Municipal de São Paulo, o PT, cumprindo ordens do prefeito Fernando Haddad, manobrou para comandar a comissão. A bancada petista no Legislativo paulistano quer indicar não apenas o presidente da CPI, mas também o relator.

De acordo com o que foi divulgado, CPI terá como missão a análise do sistema de transporte público da maior cidade brasileira o detalhamento da composição de preço da tarifa paga pelo usuário. É importante destacar que para esse trabalho não é preciso criar uma CPI, mas, sim, solicitar à prefeitura as planilhas relativas ao tema.

Na verdade, o movimento que culminou com a criação CPI começou com o propósito de escancarar os bastidores de um negócio nebuloso, mas temendo o pior o PT preferiu assumir o comando da operação e desvirtuar o objetivo dos trabalhos.

A se repetir o comportamento do partido no Congresso Nacional, o PT deve limitar eventuais investigações ao período que abrange adversários políticos, armação político-eleitoral com vistas a 2014.

Estivessem decididos a elucidar as mazelas do transporte público na capital dos paulistas, os vereadores deveriam incluir no escopo das investigações o período em que Marta Suplicy esteve à frente da prefeitura de São Paulo. Possivelmente, chegariam a fatos relacionados ao escândalo da Viação Cidade Tiradentes, que acabou na delegacia e teve no olho do furacão o ex-marido da agora ministra da Cultura.