Exército egípcio derruba Mohammed Morsi e promete rever Constituição do país

Fim de carreira – Apesar de ter ignorado o ultimato dado pelo Exército egípcio, o presidente Mohammed Morsi foi deposto nesta quarta-feira (3) por militares, que justificaram o ato com o não atendimento das expectativas populares. Chefe do Exército do Egito, o general Abdel Fatah al Sisi anunciou a saída de Morsi e disse que ainda não há um cronograma definido para a transição.

Em seu pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, o general declarou que a Constituição do país está temporariamente suspensa e que durante a transição o governo será exercido por um grupo de tecnocratas. Nesse período, a Constituição egípcia será reformulada com o objetivo de convocar novas eleições.

Abdel Fatah al Sisi afirmou que as forças de segurança do país garantirão a paz nas principais cidades egípcias, que estavam tomadas por manifestantes oposicionistas e também por partidários do islamita Morsi, que juntamente com representantes da Irmandade Muçulmana está proibido de deixar o Egito.

A notícia da deposição de Mohammed Morsi foi recebida com fogos de artifício na Praça Tahrir, no Cairo, palco da revolta popular que na esteira da “Primavera Árabe” derrubou, em 2011, o ex-ditador Hosni Mubarak.