Ligeiro recuo do PIB chinês será suficiente para confirmar a incompetência do governo do PT

Deu errado – Quando a crise de 2008 começou a fazer estragos no hemisfério norte, Lula, o messiânico fanfarrão, disse que o movimento que chacoalhou muitas economias era culpa dos loiros de olhos azuis. Uma declaração aceitável se considerarmos que o então presidente cometeu a irresponsabilidade de classificar a crise como “reles marolinha”.

Agora, com a crise dando seguidas voltas ao redor do planeta, a culpa recairá sobre os amarelos de olhos puxados. No segundo trimestre deste ano, o PIB chinês registrou avanço de 7,5%, na comparação com o mesmo período de 2012. O resultado não é considerado desanimador pelos chineses, mas em comparação com o primeiro trimestre do ano (7,7%) houve um recuo de 0,2 ponto percentual, o que pode ser considerado como um sinal de que a economia local deve encolher em 2013. Os analistas financeiros esperavam uma desaceleração maior da economia chinesa, principalmente porque a uma repentina crise de liquidez atingiu o sistema bancário do país asiático.

Se os chineses por enquanto conseguem dormir, os brasileiros devem passar algumas noites em claro. O Brasil, assim como muitos países emergentes e também os Estados Unidos, apostou suas fichas no avanço da economia chinesa, em especial na exportação de commodities, como minério de ferro e soja. Com o encolhimento do PIB, a tendência é que a China reduza suas compras no mercado internacional.

A situação brasileira torna-se ainda mais complicada porque o cenário econômico local não é adequado para enfrentar a desaceleração da economia da China. O governo de Dilma Rousseff tem reconhecida dificuldade para investir até mesmo em segurança, a inflação está em alta, as projeções de crescimento da economia decrescem semanalmente, a atividade industrial tem registrado seguidos recuos, as taxas de juro sobem, o endividamento aumenta e a inadimplência continua assustando.

Um dia os petistas palacianos, falsos herdeiros de Aladim, hão de descobrir que governar um país como o Brasil é algo extremamente sério, que exige competência de sobra e dedicação infinda. Não será com bravatas ministeriais lançadas ao ar para camuflar a herança maldita de Lula é que o País se desvencilhará da crise.