Justiça boliviana libera os cinco torcedores do Corinthians que ainda estavam presos em Oruro

Água no feijão – Os cinco torcedores corintianos que permaneciam presos em Oruro foram liberados nesta quarta-feira pela Justiça boliviana, após cinco meses detidos pela suspeita de participação na morte de Kevin Betran Espada, de 14 anos, em fevereiro deste ano, durante partida válida pela Copa Libertadores da América entre o alvinegro paulistano e o San José. O grupo tem previsão de chegar a La Paz na quinta-feira (25) para viabilizar, junto à embaixada brasileira, a documentação necessária para retornar ao País.

De acordo com o advogado da Gaviões da Fiel, Davi Gebara, e o representante da torcida organizada, Adauto de Oliveira, os torcedores estão realizando os trâmites legais para retornar ao Brasil e a expectativa é que o embarque rumo a ao Paulo ocorra às 14 horas da próxima sexta-feira (26). “Eles retornam ao Brasil como inocentes, livres”, disse o advogado da Gaviões, que trabalha no caso desde a prisão no dia 20 de fevereiro.

A liberação dos cinco torcedores foi obtida pelo advogado boliviano Ramiro Magne, que trabalhou no caso e defendeu os torcedores corintianos.

Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros irão passar a noite desta quarta-feira na residência de uma senhora boliviana que cuidou da alimentação deles no período de reclusão na Bolívia.

A Justiça da Bolívia emitiu, na manhã desta quarta-feira, o relatório conclusivo sobre a doação feita pelo Corinthians para viabilizar a liberação dos cinco torcedores presos desde fevereiro em Oruro.

Uma doação de US$ 65 mil, feita pelo Corinthians, permitiu parecer favorável do Ministério Público da Bolívia sobre um procedimento técnico de justiça restaurativa, processo na qual as partes envolvidas chegam a um valor que pode ser utilizado para tentar a superação emocional do dano. (Com informações do UOL)