Papa Francisco: promessa de retorno ao Brasil entusiasma fiéis em Aparecida

(Foto: Getty Images)
Retorno garantido – Em missa realizada nesta quarta-feira (24) no Santuário Nacional de Aparecida, a primeira no Brasil, o papa Francisco evitou referências diretas a temas polêmicos para os fiéis, como celibato, aborto e homossexualidade, mas alertou os jovens sobre o “fascínio” gerado por ídolos que “se colocam no lugar de Deus”. Por sorte o ex-presidente Lula não participou da missa, pois do contrário a mensagem teria destinatário certo.

Diante das dezenas de milhares de pessoas que, apesar da chuva e do frio, acompanharam a missa, o pontífice surpreendeu ao prometer voltar ao Brasil em 2017 – quando serão celebrados os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. Na ocasião, pescadores lançaram uma rede ao rio e ao recolhê-la encontraram uma imagem sem a cabeça. Mais adiante, como se milagre fosse, os pescadores jogaram novamente a rede e, para a surpresa de todos, trouxeram do fundo do rio a cabeça que se encaixou perfeitamente na imagem encontrada antes.

“Peço um favor, com jeitinho, rezem por mim. Eu preciso. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar”, disse Francisco.

Na missa, o papa questionou a idolatria pelo dinheiro e disse que os jovens precisam pôr novamente Deus no centro de suas vidas.

“Hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer”, declarou.

A exemplo do que correu na segunda-feira (22), dia em que chegou ao Brasil, Francisco novamente buscou o contato com fiéis. No caminho que leva ao santuário, o religioso passou de papamóvel próximo da multidão. Na tribuna, ao fim da missa, levou a imagem de Aparecida e pediu aos presentes que rezassem por ele.

O pontífice, que realiza sua primeira grande viagem internacional desde que assumiu o comando da Igreja Católica, está no Brasil para a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, que ocorre até o próximo dia 28. (Com agências internacionais)