Lentidão do trânsito em SP chega a 730 km reais e o ucho.info descobre o truque da administração do PT

Mágica vermelha – Quando o ucho.info, no final de 2008, alertou para a irresponsabilidade da decisão do então presidente Lula de reduzir o IPI dos automóveis e empurrar os brasileiros na direção das concessionárias, assessores palacianos, tão utópicos quanto o ex-chefe, se limitaram a nos acusar de torcer contra o Brasil.

Alarife experimentado, Lula sabia que atender à demanda reprimida de consumo, mesmo que isso provocasse um estrago considerável nas grandes cidades brasileiras, faria com que sua aprovação junto à opinião pública subiria ao céu. E as principais metrópoles passaram a receber, da noite para o dia, enxurradas de carros novos, transformando congestionamentos caóticos em insuportáveis e absurdos.

Para provar o estrago produzido na cidade de São Paulo pelo irresponsável Lula, basta circular pelas ruas e avenidas da capital dos paulistas no horário de “rush”. Nesta sexta-feira (16), por volta das 20 horas, a lentidão na cidade de São Paulo era de 190 km, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para muitos brasileiros esse número é considerado um absurdo, mas a realidade do trânsito, dura e inacreditável é ainda maior.

No mesmo horário, a Maplink registrava 730 km de lentidão na capital paulista, o que representa duas vezes a distância entre as cidades de São Paulo e Ribeirão Preto. Essa diferença nos números sobre a lentidão no trânsito tem suas razões. A CET reduziu drasticamente, para 10%, o número de Postos Avançados de Controle, que funcionavam no topo de prédios e serviam para medir os índices de lentidão, que eram passados à Central de Operações. Com isso, a lentidão no trânsito caiu e na sequência estagnou, pois deixo de ser detectada.

A CET também parou de cobrar dos agentes de trânsito o CÓD 209, que servia para enviar à central os índices de lentidão em toda a cidade. Para piorar o cenário, a CET estabeleceu no Plano de Participação de Resultados (PPR) que a região da cidade com menor índice de lentidão proporciona ao agente um valor a mais no salário. Com essa decisão, muitos funcionários simplesmente deixaram de informar os índices de lentidão. E quando a informação é repassada, a Central de Operações deixa de registrá-la.

Os agentes responsáveis que tentam passar as informações à central na maioria das vezes não conseguem por causa dos seguintes motivos:

1 – Caos no trânsito.

2 – Não conseguem circular pelas ruas e avenidas da cidade, devido ao trânsito caótico. Ficam retidos nos congestionamentos, sem conseguir visualizar a extensão dos mesmos.

3 – Não possuem rádios comunicadores, o que extingue a agilidade da informação.

4 – A companhia não tem efetivo suficiente para o atendimento prioritário. Com isso os agentes acabam estressados devido ao excesso de ocorrências que precisam ser atendidas.

5 – Além do reduzido número de funcionários, a CET remanejou os poucos que sobraram para outras áreas, quase sempre periféricas. Isso aconteceu com o claro objetivo de impressionar os eleitores das tais regiões. Com essa estratégia, milhões de trabalhadores que trabalham e circulam na região central da cidade ficam abandonados em meio ao caos do trânsito.

6 – Equipamentos, computadores e a estrutura da empresa já sofriam com a precariedade, mas na atual gestão a situação piorou sobremaneira. Bastava salvar a CET da morte, investindo na base primordial, mas a gestão de Fernando Haddad decidiu aplicar doses de veneno em paciente internado na UTI.

7 – Muitos dos agentes, por que não afirmar que quase todos, têm a incumbência, determinada pela administração petista, de cuidar única e exclusivamente da velocidade dos ônibus.

8 – A região central da cidade de São Paulo está abandonada à própria sorte. Na realidade, abandonado está o centro expandido da capital paulista, situação que pode ser facilmente constatada pelos motoristas.

9 – As câmeras da Companhia de Engenharia de Trafego instaladas em inúmeros pontos da cidade estão, em sua maioria, avariadas, o que impede que informações visuais sobre os pontos de lentidão cheguem à Central de Operações.

Esse modus operandi imposto à CET é imundo e criminoso, pois os paulistanos passam horas parados nos congestionamentos, enquanto as autoridades criam dificuldades para vender facilidades. Ou seja, a administração de Fernando Haddad está se aproveitando do sucateamento da CET para, através de um cipoal de mentiras, mostrar à população uma suposta e mentirosa eficiência.

Enquanto esse jogo imundo e rasteiro da administração municipal avança, sórdida e covardemente, os funcionários da CET têm a dignidade vilipendiada, uma vez que são obrigados a participar de um esquema lamacento. Em algum momento esse quadro mudará para os cidadãos da maior cidade brasileira. Isso acontecerá às vésperas das eleições de 2014, quando o PT tentará tomar de assalto o governo do mais importante e rico estado da federação.

Quando o ucho.info afirma que o Partido dos Trabalhadores se transformou em uma quadrilha, como provam os fatos e as recentes decisões judiciais, a esquerda verde-loura se alvoroça nos bastidores, mas pensa duas vezes antes de nos atacar, pois sabe que por aqui não se faz jornalismo de encomenda, não se tergiversa muito menos notícia inverdades.

Fernando Haddad e seus ventríloquos que se cuidem, pois no ucho.info a trincheira da verdade é grande e a resistência tem energia de sobra.