PPS poderá ir à Justiça contra a Caixa por diretoria ignorar risco no programa “Minha Casa Melhor”

Pronto para o ataque – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) afirmou, no domingo (6), que o partido não descarta a possibilidade de ingressar na Justiça com ação civil pública e também de improbidade administrativa caso seja efetivado prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,9 bilhões, ignorado pela diretoria da Caixa Econômica Federal na análise de risco da viabilidade do programa “Minha Casa Melhor”.

De acordo com reportagem do jornal o Estado de S. Paulo de hoje (clique aqui e leia), mesmo com o perigo de o calote chegar a 50,73% na faixa das famílias mais pobres, a área técnica do banco decidiu bancar o “Minha Casa Melhor” – linha de crédito aos mutuários do “Minha Casa, Minha Vida” –, programa destinado a compra de móveis, eletrodomésticos e computadores.

“O PPS vai acompanhar de perto a execução do programa e se o prejuízo aos cofres públicos se concretizar acionaremos a Justiça com ações civil pública de improbidade administração contra diretoria da Caixa por ignorar o risco de inadimplência do programa”, adiantou Rubens Bueno.

Ele disse, no entanto, não ser contra a concessão de crédito a faixa da população mais pobre, mas que o lançamento do “Minha Casa Melhor” às vésperas das eleições não passa de estratégia do Palácio do Planalto para garantir mais um mandato a presidente Dilma Rousseff.

“O PT no governo perdeu totalmente a ética e a noção republicana aparelhando o Estado e as instituições para se manter a qualquer custo no poder. É lamentável que o governo imponha prejuízos ao erário para implementar o seu plano de governo e não políticas de Estado. Esse é mais um caso que se junta a tantos outros programas eleitoreiros, como o Mais Médicos”, criticou o líder do PPS.