Óculos de sol são produzidos com CDs e DVDs reaproveitados

Tudo se transforma – O estúdio de design taiwanês MiniWiz está em constante busca por produtos sustentáveis. Uma das criações é a linha de óculos de sol, produzida a partir de CDs e DVDs reciclados.

Além de o composto reaproveitar velhos objetos, também é misturado cascas de arroz carbonizadas, que, por sua vez, provêm de resíduos agrícolas. As embalagens dos óculos também são sustentáveis, feitas com polipropileno reciclado.

Esse processo de fabricação traz uma economia ambiental, uma vez que poupa os recursos da natureza e ainda reduz em 70% as emissões de carbono. Cada par de óculos é vendido em caixas semelhantes às de tortas de maçã vendidas pelo McDonald’s.

A linha Re-View é uma criação da Miniwiz – empresa que já transformou desenvolveu capa de iPhone sustentável, museu com CDs e DVDs reaproveitados, e, mais recentemente, criou uma loja da Nike reutilizando diversos resíduos.

A empresa garante que o material é flexível, antialérgico e possui proteção UV. Apesar de não informar como adquirir o produto, a MiniWiz sugere entrar em contato por meio desses canais.

(Modelo Linho da Notiluca)

Para os brasileiros, uma opção mais próxima são os óculos da Zerezes – fabricados com madeira descartada por alunos da PUC do Rio de Janeiro. Em São Paulo também são produzidos óculos de madeira por duas empresas: a Leaf e a Notiluca. (Do uchp.info com informações do CicloVivo)