Espanha, Rússia, Inglaterra e Bósnia garantem vaga na Copa do Mundo de 2014

Russo Roman Shirokov comemora gol contra o Azerbaijão
Passaporte carimbado – Fim de jogo nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014 – ao menos na distribuição das vagas diretas. E os últimos quatro vencedores de seus grupos e, consequentemente, classificados para o Mundial foram definidos nesta terça-feira (15/10). Espanha, Rússia, Inglaterra e Bósnia, que fará sua estreia em Copas, estarão no Brasil em entre junho e julho do ano que vem.

A rodada também completou as oito equipes que terão uma última chance de ir ao Mundial, através da repescagem. Grécia, Croácia, Ucrânia e Portugal enfrentarão França, Romênia, Islândia ou Suécia. Além disso, Suíça e Espanha confirmaram, nesta última rodada de Eliminatórias, a condição de cabeças de chave no Mundial, ao lado de Brasil, Alemanha, Argentina e Bélgica. Outros dois ainda serão definidos.

Vaga inédita para os bósnios

O gol marcado por Vedad Ibisevic aos 23 minutos do segundo tempo da partida contra a Lituânia entrou para a história da Bósnia. Vinte e três anos após a independência da ex-Iugoslávia, o pequeno país dos Bálcãs pôde, assim, comemorar a sua primeira classificação para uma Copa.

A vitória simples por 1 a 0 bastou para garantir a liderança no grupo G, mesmo com a vitória da Grécia, por 2 a 0, contra Liechtenstein. Ambas as seleções terminaram com os mesmos 25 pontos, porém a impressionante vantagem no saldo de gols (24 a 8) deu a vaga direta para os bósnios. Eles serão a 77ª nação diferente a disputar uma Copa do Mundo. Para os gregos resta a repescagem, onde serão um dos quatro cabeças de chave.

A repetição da final da Copa das Confederações agora é possível. A atual campeão mundial e europeia não teve dificuldades para vencer a Geórgia por 2 a 0 e confirmou sua presença na Copa. Os gols da classificação foram marcados por Álvaro Negredo e Juan Mata. Fato marcante neste jogo foi a 151ª presença de Iker Casillas em campo pela seleção espanhola. Assim, o goleiro se tornou o campeão mundial que mais vezes atuou pela sua seleção, ultrapassando o alemão Lothar Matthäus.

Com a classificação espanhola também ficou definido mais um cabeça de chave da Copa de 2014. Já a França, que venceu a Finlândia por 3 a 0, com gols de Franck Ribéry, Joona Toivio contra e Karim Benzema, ficou três pontos atrás da Espanha no grupo I e vai disputar a repescagem.

Quem também terá que passar novamente pela aflição da repescagem é a seleção de Portugal, repetindo o que aconteceu nas Eliminatórias para 2010. Os lusos até fizeram o seu papel e derrotaram a frágil seleção de Luxemburgo por 3 a 0 – gols de Silvestre Varela, Nani e Hélder Postiga. Mas a Rússia fez o mínimo para garantir o primeiro lugar no grupo F ao empatar em 1 a 1 com o Azerbaijão. Somando as participações como União Soviética, esta será a décima vez que a Rússia vai ao Mundial, a primeira desde 2002. Para Portugal resta o consolo de ser cabeça de chave na repescagem.

O quarto classificado direto saiu no grupo H. A Inglaterra superou a Polônia e o fantasma de 1973, com gols de Wayne Rooney e Steven Gerrard, e garantiu a vaga com um ponto de vantagem sobre a Ucrânia, que derrotou San Marino por 8 a 0. A vitória ucraniana, porém, não foi em vão. Graças a ela, os ucranianos serão um dos quatro cabeças de chave da repescagem.

Itália tropeça

Nas chaves B, D e E, os classificados já estavam decididos, mas faltava definir os segundos colocados. No grupo B, a já classificada Itália precisava de uma vitória contra a Armênia para ser cabeça de chave no Mundial, mas não passou de um empate por 2 a 2.

Os gols da tetracampeã do mundo foram anotados por Alessandro Florenzi e Mario Balotelli. Agora resta aos italianos torcerem para que Colômbia e Uruguai não vençam seus jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Quem venceu, mas não tem o que comemorar foi a Dinamarca. Os 6 a 0 garantiram o segundo lugar, mas com 16 pontos conquistados acabou sendo a pior segundo colocada de todos os grupos e está eliminada.

No lugar da Dinamarca entrou o antigo território anexado, a Islândia, que com o empate em 1 a 1 com a Noruega, somou 17 pontos e assegurou a vice-liderança no grupo E. E a Suíça garantiu com a vitória por 1 a 0 contra a Eslovênia e o empate italiano a condição de ser cabeça de chave na Copa.

No grupo D, a Holanda, já classificada, não tomou conhecimento da Turquia e venceu por 2 a 0, gols de Arjen Robben e Wesley Sneijder. O segundo lugar ficou assim com a Romênia, que repetiu o placar holandês contra a Estônia, graças aos dois gols de Ciprian Marica.

Alemanha goleia

Nos grupos A e C tudo já estava definido. As classificadas Alemanha e Bélgica cumpriram tabela, mas venceram suas partidas. A única definição em aberto era se a Suécia conseguiria ir como cabeça de chave para a repescagem e, para isso, precisava de ao menos um empate contra a Alemanha.

Mas a acachapante derrota por 5 a 3 contra os alemães empurrou os suecos para o lado mais difícil da chave. Os gols suecos foram marcados por Tobias Hysén (duas vezes) e Alex Kacaniklic e para a Alemanha marcaram Mesut Özil, Mario Götze e Andre Schürrle (três vezes).

O sorteio da repescagem será no dia 21 de outubro, e os confrontos ocorrem em 15 e 19 de novembro. Os quatro cabeças de chave – Grécia, Portugal, Croácia e Ucrânia – podem enfrentar França, Suécia, Romênia ou Islândia. Já o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2014 será no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe. (Deutsche Welle)