Ônibus oferece chuveiro grátis para moradores de rua nos Estados Unidos

Banho ambulante – Uma iniciativa social em São Francisco, nos EUA, vem adaptando alguns micro-ônibus antigos com chuveiros, que serão usados para levar melhores condições de higiene para as pessoas em situação de rua. O projeto visa atender a mais de 6.500 desabrigados da cidade, e deverá entrar em ação a partir de março do ano que vem.

Batizado de “Lava Mae” (traduzido para “lave-me”), o projeto foi criado pelo ativista Doneive Sandoval com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de rua, reduzindo o índice de doenças entre estas pessoas. Ainda em fase de adaptação, os ônibus também vão contar com banheiros e pias, além de papel higiênico e toalhas disponíveis aos usuários.

A cidade de São Francisco foi eleita para a execução do projeto devido a um problema de infraestrutura também encontrado em outras partes do mundo – de acordo com o site Hypeness, há apenas dezesseis banheiros públicos com chuveiros disponíveis à população na cidade californiana, que funcionam em dias e horários limitados.

Por meio das ações do projeto “Lava Mae”, os banhos tomados dentro dos ônibus não serão cobrados, e a iniciativa tem tudo para inspirar ações semelhantes ao redor do mundo. Embora a ação ideal fosse dar uma moradia às pessoas em situação de rua, o plano ao menos ajuda a aumentar a cidadania dos moradores. (CicloVivo)