Brasileiro pode ter batido recorde de surfista havaiano, após socorrer Maya Gabeira

(EFE)
Paredão d’água – O surfista brasileiro Carlos Burle pode ter batido nesta segunda-feira (28) o recorde de Garrett McNamara (30 metros) ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, em Nazaré (Portugal). O feito se deu após o brasileiro ter ajudado no salvamento da compatriota Maya Gabeira. “Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai apanhar a onda”, afirmou Carlos Burle à agência de notícias Lusa.

Passava pouco das 06h30 (horário de Portugal) quando um grupo de surfistas brasileiros foi para o mar na Praia do Norte, acompanhados de ‘jet-skis’ de apoio. No farol e na praia, dezenas de pessoas assistiam, debaixo de chuva intensa, às tentativas do grupo de apanhar a maior onda.

O surfista brasileiro, de 46 anos, ainda não sabe se bateu o recorde do havaiano Garrett McNamara, que em janeiro deste ano surfou uma onda de 30 metros.

Carlos Burle surfou a onda gigante (foto acima) após ter auxiliado no socorro a Maya Gabeira, de 26 anos, que foi hospitalizada após surfar uma onda gigante que a deixou inconsciente e produziu uma fratura no tornozelo. “A situação da Maya foi horrível. Trabalhamos o ano todo para prepararmo-nos para estes momentos e sabemos que o risco de vida é iminente, mas estou feliz por ela estar viva. Vê-la sem respirar foi horrível”, contou.

Em 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, com um registro certificado pelo livro dos recordes do Guiness. Esta mesma onda valeu-lhe o prêmio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

O havaiano continuou a tentar a sorte em Nazaré, tendo surfado, em janeiro de 2013, uma onda que pode ter alcançado aos 30 metros. No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong por ser “fortemente contra” o consumo de álcool, enquanto o evento é patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

McNamara fica em terra firme

O surfista havaiano Garrett McNamara, que em janeiro deste ano surfou uma onda de aproximadamente 30 metros, mas recusou surfar por segurança.

“Estava muito grande para mim. Não me senti seguro”, disse McNamara, que ainda tentou surfar uma onda gigante, mas como não conseguiu e acabou apenas por dar apoio aos surfistas brasileiros que tentaram o recorde.

Estável após acidente

Retirada do mar desacordada, Maya Gabeira “está estável e não inspira cuidados maiores”, disse à agência Lusa fonte do Hospital de Santo André, em Leiria.

“Obrigada pelo carinho de sempre! Um tornozelo quebrado, mas nada de mais! Estou recuperando bem, continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta!”, escreveu a surfista brasileira na rede social Facebook, agradecendo ainda aos compatriotas e companheiros de aventura Carlos Burle, Pedro Scooby e Felipe Cesarano, que classifica de “melhor time do Mundo”. (Com informações do Correio da Manhã)

No sentido horário, começando pela esquerda, Pedro Scooby, Carlos Burle e Felipe Cesarano com Maya Gabeira no hospital (Instagram)