Cristina de Kirchner recebe alta médica e já pode reassumir a agenda presidencial

De vota à labuta – A presidente Cristina Fernández de Kirchner, da Argentina, recebeu alta médica e poderá retomar suas atividades na próxima segunda-feira (18). A peronista Cristina afastou-se da presidência e permanecia em repouso desde 8 de outubro, quando submeteu-se a uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro. A informação foi divulgada no começo da noite de segunda-feira (11) pelo secretário de Comunicação da Presidência, Alfredo Soccimaro, ao ler comunicado médico.

Além do coágulo, Cristina de Kirchner apresentou arritmia cardíaca e, antes de receber alta, foi obrigada a monitorar o coração durante 48 horas, por meio de um “holter”, gravador digital que registra os batimentos cardíacos do paciente durante atividades normais.

De acordo com o comunicado médico, os últimos exames indicam “a ausência de arritmia significativa e um bom estado cardiovascular”. Contudo, a presidente argentina continuará sendo submetida a testes médicos e permanece proibida de fazer qualquer viagem aérea até a realização de novo exame, marcado para o próximo dia 9 de dezembro.

Cristina de Kirchner tem o hábito de viajar com frequência à província de Santa Cruz, no Sul da Patagônia argentina, onde tem casa. Antes de ser eleito presidente, em 2003, o marido de Cristina, Néstor Kirchner, foi governador de Santa Cruz durante muitos anos. Néstor morreu em 2010, um ano antes de sua mulher ser reeleita para nova temporada na Casa Rosada.