Líder do PPS na Câmara pede que Comissão da Verdade apure se Lula era informante da ditadura

lula_336Pingo nos is – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno encaminhou nesta quinta-feira (12) ofício ao coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, sugerindo que o colegiado investigue a suposta colaboração do ex-presidente Luiz Inácio da Silva com o aparato de repressão do regime militar nos anos 80.

Em entrevista à revista Veja, o delegado Romeu Tuma Júnior, ex-secretário nacional de Justiça, disse que o Lula teria sido informante de seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, junto ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social), famoso órgão repressor de movimentos políticos e sociais contrários ao regime durante a época da ditadura militar.

Indagado pela revista se possuía provas a esse respeito, Tuma Júnior teria respondido o seguinte: “Não excluo a possibilidade de algum relatório do Dops da época registrar informações atribuídas a certo informante de codinome Barba”. Em seu ofício, Bueno afirma a José Carlos Dias que “espera sejam tomadas as providências cabíveis para que sejam os fatos devidamente averiguados, a fim de que seja estabelecida a verdade histórica”.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada por lei, em 2011, e desde o ano passado investiga episódios sobre violações dos Direitos Humanos no Brasil no século 20, em períodos de ditadura militar.

Ainda de acordo com o líder do PPS, se a verdade histórica envolve uma participação de Lula diferente daquela que se imaginava até o presente momento, o de vítima e não colaborador da ditadura, isso deve ser esclarecido.

“O Brasil precisa saber se é verdade que o ex-presidente era um informante da polícia política da ditadura militar e, ainda, com qual finalidade. Teria sido Lula um delator de seus companheiros? Quem ele teria delatado? Quando isso teria ocorrido?”, indaga Bueno no documento enviado à Comissão.