(*) Jetro F. Silva –
Comportamento organizacional ou comportamento humano nas organizações é o enfoque ou abordagem utilizada para descrever o estudo de como as coisas funcionam no ambiente de trabalho. Assim, em primeiro lugar, é preciso começar definindo o que é uma organização. As organizações são sistemas abertos com um fluxo livre que interage de forma continua com o seu ambiente ou o seu meio.
Antes de 1960, olhava-se para as organizações como um sistema isolado, fechado, mas desde então a maioria dos teóricos começou a enxergar as organizações como sistemas abertos. Algumas forças externas que influenciam a organizações e empresas: mudanças sociais, mudanças políticas, problemas pessoais dos funcionários ou até mesmo desastres naturais.
Os sistemas abertos têm fronteiras abertas que permitem trocas de feebacks dentro e fora da empresa. Assim, os responsáveis pelo sistema devem ser capazes de interagir com as variáveis do ambiente interno e externo à organização. Uma empresa, nos dias atuais, tem a necessidade de ser um ambiente aberto, pois no mundo globalizado em que se vive é imprescindível interagir tanto de fora para dentro, como de dentro para fora da empresa.
A empresa precisa ter dinamismo, analisar suas situações no mercado, as diferenças de cultura nas quais tem atuação, pois não é em todas as localidades que ela possui aceitação positiva. O estado geográfico em que se diferencia uma região da outra, as questões ambientais, tendências de mercado, cotações de moedas estrangeiras e atenção às ações dos concorrentes são fatores importantes a serem observados.
Muitos desses fatores externos influenciarão o comportamento humano dentro das organizações. Combinações ambientais, sistemas pessoais, demandas de família, etc. As pressões e acontecimentos do dia a dia, ou estímulos, podem alterar o padrão de comportamento. Constantemente, o indivíduo recebe estímulos e pressões do meio físico e social onde vive que, por sua vez, se refletirá na organização.
Como se sabe, o recurso humano é o bem mais valioso de uma empresa, portanto, uma das primeiras preocupações da administração deve ser prover aos seus funcionários um ambiente saudável e produtivo. O Comportamento organizacional ajuda a compreender a forma como os funcionários se comportam, como eles o fazem e como focam e dirigem suas ações a um alvo dirigido no sentido de alcançar as metas tanto organizacionais quanto pessoais.
Com isso em mente, é fácil entender porque está se tornando cada vez mais crescente o interesse das empresas pelo estudo do comportamento organizacional.
(*) Jetro F. Silva Escreve com exclusividade para o ucho.info uma série de artigos sobre comportamento humano.