Após vistoria, Ministério Público do Trabalho não descarta nova interdição da Arena Corinthians

itaquerao_11Contra o relógio – Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram, nesta quinta-feira (15), uma vistoria na Arena Corinthians e não descartam a possibilidade de requerer a interdição do estádio que é popularmente conhecido como Itaquerão. Palco da abertura da Copa do Mundo, a arena tem previsão de ter as obras finalizadas na próxima terça-feira (20), data limite para o Corinthians entregar o estádio à FIFA, que manterá o local fechado até o dia 12 de junho.

A vista ao Itaquerão demorou aproximadamente duas horas e os procuradores constataram problemas no setor de arquibancadas provisórias, que, como antecipou o ucho.info, não serão submetidas a testes de segurança por falta de tempo. Os representantes do MPT afirmaram que acionarão o Ministério do Trabalho. Os fiscais do ministério terão de conferir se as medidas de segurança anunciadas estão sendo aplicadas após os acidentes em que morreram três operários.

Em novembro de 2013, um guindaste tombou e atingiu parte da arquibancada do estádio do alvinegro paulistano. Na tragédia, dois homens morreram e as obras ficaram suspensas por cinco dias. No local onde funcionava o guindaste que despencou, as obras ficaram paralisadas por 45 dias.

Em março passado, um novo acidente ocorreu no setor de arquibancadas provisórias, exigidas pela FIFA e que sugarão R$ 40 milhões dos cofres do Corinthians. No acidente, um operário caiu de uma altura de oito metros e acabou morto. A obra foi suspensa por duas semanas, sendo retomada após a instalação de barras e redes de proteção.

No último dia 15 de abril, a construtora Odebrecht entregou o estádio ao Sport Clube Corinthians Paulista, mesmo sem a finalização das arquibancadas provisórias. A empreiteira alegou que as tais arquibancadas não fazem parte do projeto original do estádio e por isso a instalação das mesmas não era de responsabilidade da empresa. Para receber jogos da Copa, o Corinthians concordou com a exigência da FIFA de que o estádio deveria ter capacidade para 60 mil espectadores. Sem as arquibancadas provisórias, o Itaquerão está apto a receber 40 mil torcedores.

Caso a o Ministério Público do Trabalho consiga interditar a Arena, o jogo entre Corinthians e Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro, terá de ser transferido.

Bola rolando

Além da cerimônia de abertura da Copa e do jogo inaugural, a Arena Corinthians receberá outras três partidas da primeira fase do torneio: Uruguai x Inglaterra (19 de junho), Holanda x Chile (23 de junho) e Coreia do Sul x Bélgica (26 de junho). Nas oitavas de final, o Itaquerão terá em campo, em 1º de julho, o vencedor do grupo F e o segundo colocado do grupo E.