
Pela primeira vez na história do mundial de futebol, uma empresa paquistanesa produzirá as bolas oficiais que serão usadas nos jogos da Copa. Sialkot, localizada na província de Punjab, é capital nacional da indústria de artigos de futebol. Desde 1995, a empresa Forward Sports, sediada na cidade, produz bolas para a Adidas.
Os produtos da Forward Sports já foram usados na Liga dos Campeões e na Bundesliga. Neste ano, a empresa confeccionará as cerca de 3 mil bolas que serão colocadas em campo nos jogos do Mundial – as Brazucas. A oportunidade surgiu quando a Adidas percebeu que a empresa chinesa que deveria fornecer as bolas não conseguiria suprir a demanda esperada.
“Ficamos muito felizes quando recebemos a notícia de que iríamos produzir as bolas para a Copa do Mundo”, disse um funcionário da Forward Sports à agência de notícias Deutsche Welle, acrescentando que, para festejar, um jantar foi oferecido aos empregados.
A Brazuca deve ter uma melhor aerodinâmica do que a sua antecessora, a Jabulani, que foi criada para a Copa de 2010, realizada na África do Sul. A Adidas vendeu 13 milhões de peças da bola do último Mundial, e a expectativa é que as vendas da bola oficial da Copa no Brasil ultrapassem esse número.
Somente a Forward Sports deve produzir 2 milhões de Brazucas. A versão mais cara da bola, que será usada por Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, custa quase 500 reais. As seis peças de sua superfície são coladas através de um tratamento especial que usa calor e pressão. Os modelos mais baratos são feitos à mão.
Orgulho e perspectiva
“Futebol é o esporte mais apreciado no mundo. É uma honra para o nosso país que a FIFA tenha o escolhido para confeccionar as bolas que serão usadas na Copa”, afirma o presidente da Câmara da Indústria e Comércio de Sialkot, Sarfaraz Bashir.
“A escolha passará uma imagem positiva do Paquistão para o mundo. Nós estamos muito orgulhosos com as nossas conquistas”, completa. Ele conta que o embaixador brasileiro no Paquistão foi convidado pela câmara para conhecer a cidade e receber uma Brazuca de presente.
Segundo o dono da Foward Sports, Khwaja Akthar, a produção da Brazuca foi um desafio para a empresa. “Normalmente nossas bolas são feitas à mão e produzi-las na máquina foi difícil. Para a produção, tivemos que providenciar diversos programas de computador e modernizar a fábrica, e não tínhamos funcionários qualificados para assumir esse trabalho. Mas trabalhamos duro, sem comprometer a qualidade do produto”, diz.
Empresários do país estão convencidos de que todo o setor de artigos de futebol, não somente em Sialkot, mas em todo o Paquistão, lucrará com a escolha da Forward Sports para a produção da Brazuca. Segundo Muhammed Asif, dono de outra fábrica de bolas, todas as fabricantes do produto na região já receberam propostas da Adidas ou da Nike.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o Paquistão liderou a produção de bolas de futebol até os anos 1990, mas perdeu a posição para a China entre 2006 e 2009, passando a ser responsável por somente 13% da produção global. Agora, a Forward Sports acredita que o país possa recuperar as cotas de produção perdidas para a China e para outros concorrentes. (Deutsche Welle)





