Radicais islâmicos roubam urânio de universidade no Iraque

(PD)
(PD)
Fora de controle – Militantes islâmicos roubaram urânio de uma universidade iraquiana, de acordo com comunicado do governo em Bagdá à Organização das Nações Unidas (ONU). A notícia foi confirmada nesta quinta-feira (10) pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que busca mais informações sobre o caso, mas acredita que o material não representa uma grande ameaça por ser de “baixo grau”.

“Com base em informações preliminares, acreditamos que o material envolvido é de baixo grau e não representaria um risco significativo de segurança ou de proliferação nuclear”, afirmou Gill Tudor, porta-voz da AIEA. “De qualquer forma, qualquer perda de controle regulatório sobre materiais nucleares ou radioativos é motivo de preocupação.”

O urânio ficava armazenado na Universidade de Mossul, no norte do Iraque, que abrigava cerca de 40 kg do material. A denúncia foi formalizada através de uma carta enviada à ONU no dia 8 de julho, na forma de um pedido de ajuda para “evitar o uso do componente por terroristas no Iraque ou no exterior”. A cidade de Mossul foi recentemente tomada pelo grupo radical sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Para ser usado em armas nucleares, o urânio precisa ser enriquecido, mas terroristas poderiam misturar o material com explosivos convencionais na produção das chamadas bombas sujas, que, ao explodir, dispersam o material radioativo que elas contêm. Especialistas avaliam, porém, que o material não serviria nem mesmo para isso, considerando a quantidade e a origem. (Com agências internacionais)

apoio_04