PPS requer convocação de chefe do departamento jurídico da Petrobras para depor na CPMI

petrobras_12Linha de tiro – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) apresentou, nesta terça-feira (5), pedido de convocação do chefe do departamento jurídico do escritório da Petrobras em Brasília, Leonan Calderaro Filho, para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na petroleira nacional.

Calderaro Filho foi apontado, em denúncia da revista Veja, como um dos participantes de reunião realizada no gabinete da presidente da companhia, Maria das Graças Foster, para combinar perguntas e respostas de interrogados na CPI instalada no Senado para apurar o cipoal de ilegalidades que se instalou nas coxias da estatal.

Bueno acredita que a “farsa” que ocorreu na comissão do Senado pode ter-se repetido na CPMI, integrada por senadores e deputados, pois os suspeitos interrogados na CPI falaram também na comissão mista. Na avaliação do deputado, as denúncias de Veja “são graves e maculam a imagem não só da CPI, mas também da CPMI e dos parlamentares brasileiros, pois a farsa corrói ainda mais a desgastada credibilidade dos políticos junto à sociedade”.

Para o líder do PPS, “o prejuízo será geral, caso não ofereçamos uma resposta satisfatória àqueles que ainda creem na eficácia da Comissão Parlamentar de Inquérito como instrumento de investigação e apuração de denúncias e na própria função fiscalizadora do Poder Legislativo”.

Outras convocações

Em requerimentos protocolados nesta segunda-feira (4), Rubens Bueno já havia pedido a convocação de outros envolvidos no “conluio” denunciado pela revista: Eduardo Sobral Barrocas, chefe do escritório da Petrobras em Brasília; Carlos Hetzel, secretário parlamentar da liderança do PT no Senado; Paulo Argenta, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Marco Rogério de Souza, assessor da liderança do governo no Senado; Bruno Ferreira, advogado da Petrobras; e José Eduardo de Barros Dutra, diretor da Petrobras.

apoio_04