Simon desiste da “aposentadoria” e anuncia que tentará a reeleição ao Senado Federal

pedro_simon_26Ele voltou – Durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (25), em Porto Alegre, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou sua candidatura à reeleição. Simon, que havia anunciado sua saída da vida pública, concorre em substituição ao deputado federal Beto Albuquerque, que deixou a chapa para fazer dupla com Marina Silva, candidata à presidência pelo PSB. Pedro Simon declarou que continuará sua linha de defesa de princípios éticos na vida pública e deverá trabalhar pela reforma política “para reformular o nosso já esgotado sistema representativo”.

“As manifestações que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas, no ano passado, deixaram claro que a população deseja mudanças profundas no sistema político brasileiro, medidas que sejam capazes de reforçar a transparência e a participação popular”, declarou Simon aos jornalistas, na sede do diretório estadual do PMDB do Rio Grande do Sul. Entusiasta das redes sociais, o senador alerta para a necessidade de mais mobilizações, “para que as mudanças aconteçam”.

Simon decidiu disputar a reeleição, abandonando a ideia de aposentadoria que vinha anunciando, para atender a um pedido dos partidos que compõem a coligação “O novo caminho para o Rio Grande”, formada por PMDB,PSB, PSD, PPS, PHS, PTdoB, PSL e PSDC. O candidato ao governo é o peemedebista José Ivo Sartori, ex-deputado e ex-prefeito de Caxias do Sul, que apoiava Eduardo Campos e, agora, segue na aliança com Marina Silva. A candidatura de Pedro Simon foi registrada nesta segunda no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele concorre com o número 151 e terá como suplentes Antônio Hohlfeldt (PMDB) e Rejane Carvalho (PPS).

Ao justificar a sua volta às urnas, Simon – que tinha o projeto de percorrer o Brasil proferindo palestras e debatendo o futuro do País – disse que agora tem a missão de ajudar Sartori e dar sustentação ao futuro governo de Marina Silva na presidência da República. “Volto neste momento de decisão e uma forte razão é eleger e colaborar com Marina Silva. É como disse o nosso querido Eduardo: não vamos desistir do Brasil”, mencionou Simon.

Agronegócio

Algumas perguntas exploraram a possibilidade de ocorrerem divergências entre setores do agronegócio e as propostas ambientalistas defendidas por Marina. Simon minimizou o impacto dessas aparentes contradições, e conta que numa palestra recente no Rio Grande do Sul, a candidata “foi aplaudida por produtores rurais”.

O senador considera que “todos evoluíram nesse aspecto, tanto o agronegócio com os ambientalistas, convergindo todos para o desenvolvimento sustentável, cada vez mais uma realidade mundial”.

apoio_04