PSB terá de ser criativo para tentar explicar uso de aeronave que despencou com Eduardo Campos

eduardo_campos_04Cortina de fumaça – Candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva disse nesta segunda-feira (25), em São Paulo, que o partido dará as devidas explicações acerca da situação da aeronave em que viajava morreu Eduardo Campos e se acidentou no último dia 13 de agosto, matando todos os ocupantes.

Reportagem publicada na edição de domingo (24) do jornal “Folha de S. Paulo” informou que a Polícia Federal, que investiga o trágico acidente ocorrido em Santos, no litoral paulista, suspeita de caixa dois na aquisição da aeronave.

De acordo com a Folha, agentes da PF constataram que o Grupo Andrade, de Ribeirão Preto (SP), que adquiriu o avião junto à Cessna (EUA), está em recuperação judicial e teria negociado de forma ilegal a aeronave com uma empresa pernambucana supostamente de fachada. De igual modo, autoridades suspeitam de irregularidade na cessão da aeronave para a campanha por parte do “novo” arrendatário.

“Nós temos a preocupação de que todos os esclarecimentos sejam dados, tanto quanto [em relação] às razões do acidente quanto do ponto de vista legal. Esse é um esforço que o partido está fazendo com senso de responsabilidade que temos que ter em uma situação como essa”, disse Marina.

De acordo com a candidata, o partido está reunindo informações sobre o uso da aeronave. “No momento oportuno, entre hoje e amanhã, [o PSB] estará dando as explicações à sociedade. Nós queremos que sejam dadas explicações de acordo com a materialidade dos fatos e, para termos a materialidade dos fatos, é preciso que se tenha o tempo necessário para que essas informações tenham base legal”, afirmou.

Pouco antes de Marina Silva responder às perguntas dos jornalistas, o candidato a vice, deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), tentou chamar para si a responsabilidade pelas explicações sobre o tema.

“Eu prefiro responder pela Marina. Isso é uma responsabilidade nossa, da direção nacional do PSB. Entre hoje e amanhã, eu espero, através do escritório de advocacia que contratamos, poder dar ao Brasil e a vocês todos os esclarecimentos. Estamos juntando as informações para que não deixe qualquer dúvida. Isso será feito entre hoje e amanhã. Esta semana não deve passar sem se fazer as declarações devidas e os esclarecimentos”, declarou.

Se o avião que transportava Eduardo Campos e parte de sua equipe de campanha não tivesse se acidentado, a irregularidade continuaria sem que as autoridades tivessem conhecimento do fato.

No contraponto, há no País muitas aeronaves cedidas a candidatos de forma ilegal. A legislação eleitoral determina que a cessão de aeronaves por pessoas jurídicas só serão aceitas no caso de a atividade fim da empresa for o de transporte aéreo de passageiros, como táxi aéreo.

Há no governo de Dilma Vana Rousseff alguns integrantes que utilizaram de forma indevida, durante campanha, jatinhos cedidos por empresários interessados em favores na esfera do Estado. Sendo assim, essas autoridades, caso tenham sido eleitas, deveriam ter seus respectivos mandatos cassados por desrespeitar a legislação eleitoral.

apoio_04