Emir do Catar garante que Copa de 2022 será “um dos melhores mundiais de futebol da história

hamad_al-thani_01Bola cheia – O emir do Catar, xeique Tamim bin Hamad al-Thani, garantiu que o emirado organizará em 2022 “um dos melhores mundiais de futebol da história”. O Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 2022. “As pessoas têm de entender que apresentamos o melhor dossiê de candidatura ao Mundial de 2022 e que vamos organizar um dos melhores mundiais de futebol da história”, disse o xeique na quinta-feira (25).

Hamad al-Thani lamentou as constantes polêmicas sobre a escolha do Catar para sediar o Mundial de 2022, sobretudo sobre a capacidade do emirado em organizar um campeonato de grande dimensão em condições climáticas adversas, já que as temperaturas podem chegar a 50 graus Celsius entre junho e julho. “Não querem aceitar e compreender que um país pequeno, árabe e muçulmano pode organizar um evento como este”, disse o xeique.

Sobre a possibilidade de o calendário do Mundial ser alterado para o inverno, como forma de escapar às altas temperaturas, Hamad al-Thani disse que aceita qualquer decisão da FIFA, mas lembrou que os estádios terão condições para anular as condições atmosféricas adversas.

“A nossa candidatura aplicava-se a um Mundial no verão, mas compete à FIFA decidir qual será o melhor período do ano. O Catar recorre há dez anos a um sistema funcional de ar condicionado que é usado com sucesso nos estádios”, acrescentou.

O xeique admitiu problemas nas condições de trabalho oferecidas aos operários que trabalham na construção dos estádios, denunciadas por organizações de defesa dos direitos humanos, e prometeu alterações na legislação trabalhista. “Sim, é verdade, existem problemas, mas estamos resolvendo e vamos criar nova legislação, porque não é aceitável este tipo de situação”, reconheceu Hamad al-Thani.

apoio_04