Estudo revela forte aumento no número de atentados terroristas em 2013

atentado_terrorista_01Dados preocupantes – Um estudo global indica que em 2013 ocorreram cerca de 10 mil ataques terroristas, quantidade 44% acima do número de atentados no ano anterior. Os atentados de 2013 produziram 61% mais mortes do que no ano anterior. De acordo com o Global Terrorism Index 2013, divulgado na terça-feira (18) pelo Institute for Economics and Peace (IEP), sediado em Sydney, esses do ano passado ataques provocaram quase 18 mil mortes.

De acordo com o estudo, quatro grupos foram responsáveis por 66% das mortes: a milícia jihadista “Estado Islâmico” (EI); os radicais islâmicos do Boko Haram, da Nigéria; a rede terrorista Al Qaeda; e os talibãs, atuantes, sobretudo, no Afeganistão e no Paquistão.

“O terrorismo crescente ao longo da última década tem sido associado a grupos islâmicos, cujos ensinamentos de violência associada à religião têm se alastrado amplamente”, resumiu o diretor executivo do IEP, Steve Killelea. Segundo ele, os Estados islâmicos deveriam propagar crenças moderadas, que impeçam um tratamento desigual dos grupos religiosos, e assegurar o apoio das comunidades religiosas na luta contra os extremistas.

Cinco países com 80% dos atos

De acordo com o levantamento do IEP, o Iraque foi o país mais afetado pelo terrorismo, com 2.492 ataques, que mataram mais de 6.300 pessoas, representando um aumento de 164% em relação ao ano anterior. O EI foi responsável pela “maioria” das mortes no país.

O estudo analisou dados em 162 países. Mais de 80% das mortes por atos terroristas ocorreram no Iraque, Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Síria.

No resto do mundo, foram registrados 3.721 ataques, com 3.236 mortes, o que representa um aumento de mais de 50%. Ao todo, foram registradas mortes por ataques terroristas em 60 países. (Com agências internacionais)

apoio_04