Senado aprova projeto de lei que concede pensão vitalícia para a ex-ginasta Laís de Souza

lais_souza_02Mais do que justo – O Senado Federal aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 7657/2014, que concede pensão especial à ex-ginasta Laís de Souza. Autor da proposta em conjunto com a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) lembrou a luta da atleta olímpica para ter um tratamento digno e agradeceu aos senadores por terem aceitado o pedido para incluir a matéria na pauta.

Laís ficou tetraplégica em acidente, em janeiro deste ano, quando participava de treinamento nos Estados Unidos para participar das Olimpíadas de Inverno, em Sochi, na Rússia. A desportista fraturou a terceira vértebra, cuja lesão é considerada definitiva pelos médicos.

“Esta menina corajosa, ginasta que já nos deu tantas alegrias, agora, precisa de nós para que seu tratamento não seja interrompido”, afirmou Bueno, que espera agora que o projeto seja sancionado rapidamente pela presidente Dilma Rousseff.

natal2014_01

De acordo com o Projeto de Lei 7657/14, a pensão especial, equivalente ao teto do Regime Geral da Previdência Social, atualmente fixado em R$ 4.390,24, é vitalícia. O benefício será atualizado pelos mesmos índices e critérios dos demais beneficiários e não poderá ser transmitido para herdeiros. O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) foi relator do projeto, em julho, quando foi aprovado no plenário da Câmara.

Em entrevista ao Programa Fantástico, da TV Globo, Laís de Souza revelou: “Todo dia, quando eu me deito, eu peço que eu quero andar”.

Rubens Bueno ressaltou ainda a trajetória vitoriosa de Laís Souza como ginasta olímpica. Começou a treinar com apenas quatro anos de idade e a partir de 2001 passou a se destacar na equipe de ginástica brasileira. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, obteve a melhor posição do Brasil na classificação por equipes. Em 2007, foi a segunda por equipes e conseguiu destaque semelhante nas Olimpíadas de Pequim, no Mundial de Stuttgart, dentre outras competições.

apoio_04