Petrolão: CPI para investigar escândalos em fundos de pensão pode ser criada em 2015

corrupcao_07Borduna do amanhã – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) defende criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, em 2015, para investigar os fundos de pensão. O parlamentar ressaltou como justificativa as inúmeras denúncias envolvendo fundos controlados pelo PT e partidos da base. De acordo com depoimento prestado pelo advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, um dos “laranjas” de José Janene e do doleiro Alberto Youssef, à Polícia Federal, notas frias teriam sido utilizadas para pagar propina ao fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, a Petros.

A prática criminosa em questão não é novidade para as autoridades, pois o UCHO.INFO denunciou, em 2009, o esquema de corrupção que era comandado por Janene e Youssef. Conhecido como o “Xeique do Mensalão”, o finado José Janene tornava-se sócio de empresas que buscavam investimento ou enfrentavam dificuldades para que as mesmas funcionassem como cortina de fumaça para a bandalheira que funcionava no Congresso Nacional com a expressa anuência do Palácio do Planalto (leia-se Lula e Dilma Rousseff).

Bueno afirmou que os últimos doze anos foram marcados por denúncias e suspeitas envolvendo vários fundos de pensão entre eles a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, o Postalis, dos funcionários dos Correios, e o Petros. O deputado destacou que foram identificados diversos rombos e investimentos duvidosos que trouxeram prejuízos realizados por gestores indicados pelo governo federal. Ele lembrou que muitas dessas pessoas agora são investigadas na Operação Lava-Jato.

natal2014_01

“Eu já havia defendido que esses fundos fossem investigados na CPMI da Petrobras. Os fatos estão totalmente interligados em um gigantesco esquema de corrupção. Se temos que aprofundar é muito importante que apuremos a administração desses fundos devido a imensa quantidade de denúncias que pesam contra eles. Existem milhares de trabalhadores que dependem desses fundos e não podemos permitir que eles sejam prejudicados por esse esquema sujo montado pelo PT e aliados. Nós do PPS defenderemos e lutaremos no próximo ano para que seja criada, além da CPI da Petrobras, uma comissão de inquérito para investigar esses descalabros nos fundos de pensão”, disse.

Petros

Carlos Alberto Pereira da Costa teria revelado, em depoimento à Polícia Federal, o funcionamento de um esquema de pagamento de propinas para dirigentes da Petros por meio de notas fiscais falsas.

Pereira Costa, que na última semana tornou-se réu em uma das muitas ações decorrentes da Operação Lava-Jato, afirmou que o esquema teria envolvido a compra de uma cédula de crédito bancário emitida pela empresa Indústria Metais do Vale. Costa teria entrado no negócio em troca de propina a dois dirigentes do fundo. Segundo o advogado, quatro notas fiscais de R$ 3 milhões teriam sido emitidas pela empresa Betumarco e serviram para gerar caixa 2, do qual saíram os recursos utilizados para o pagamento da propina.

apoio_04