Inflação oficial encerra o ano em 6,41%, abaixo do teto da meta, maior índice desde 2011

inflacao_26Pagando a conta – Dia após dia o Brasil descobre o quão nocivo foi o primeiro governo da petista Dilma Rousseff, que em apenas quatro anos levou a economia do País à beira do precipício da crise. Mesmo assim, Dilma concorreu à reeleição a bordo de uma campanha marcada por mentiras e falsas promessas.

Nesta sexta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o ano em 6,41%, a maior desde 2011. Ou seja, a profecia do então presidente Lula, de que Dilma era uma “gerentona” se desfez como éter no ar.

Apesar do avanço do IPCA em relação a 2013, quando o índice ficou em 5,91%, a inflação ficou abaixo do teto (6,5% ao ano) do plano de mates estabelecido pelo governo federal.

A mais recente estimativa do mercado financeiro acerca da inflação, divulgada pelo Boletim Focus, do Banco Central, indicava que o IPCA fecharia o ano de 2014 em 6,39%. O BC, por sua vez, apostou em inflação de 6,4% no ano passado, enquanto que o Ministério da Fazenda previu o IPCA acima de 6,4%, sem estourar o teto da meta.

É importante destacar que há anos o governo do PT trabalha com o teto da meta de inflação como sendo algo normal e benéfico ao País, quando o objetivo a ser alcançado pelo Banco Central é de 4,5% (centro da meta). Nos últimos quatro anos, o BC não conseguiu levar a inflação para o centro da meta, mas a instituição promete que isso será possível no próximo quadriênio.

Enquanto os integrantes do governo incompetente e paralisado de Dilma Rousseff comemoram o índice de inflação abaixo do teto da meta, a inflação real, aquela que açoita os cidadãos diuturnamente, há muito deixou para trás a casa de 20%. Os palacianos podem até contestar esse número, mas quem sai às comprar sabe que o cenário pintado pelo governo é no mínimo mentiroso.

Com esse índice de inflação, fica provado que o salário do trabalhador foi corroído ao longo de 20114, como inúmeras vezes alertou o UCHO.INFO. Para piorar o quadro, tomando por base a inflação oficial de 2014, o novo salário mínimo (R$ 788), em vigência desde 1º de janeiro, teve aumento efetivo de 2,43%, o que pode ser chamado de esmola se considerados os preços de produtos e serviços praticados em todo o País.

Os dados divulgados pelo IBGE, que reforçam o impacto da alta nos preços dos alimentos no cálculo da inflação, mostram mais uma vez o fiasco em que se transformou a política econômica do governo petista de Dilma Rousseff, que acredita ser uma especialista em economia e por conta disso dá a última palavra sobre o tema. Desde que passou a ocupar o principal gabinete do Palácio do Planalto, em 1º de janeiro de 2011, Dilma e seus estafetas tentaram, sem sucesso algum emplacar mais de duas dúzias de estímulo à economia. Apesar das fracassadas manobras oficiais, a inflação mostrou força e teimosia.

apoio_04