Trem é evacuado na França após sírio se autoproclamar terrorista

franca_12Desdobramento criminoso – Um trem de alta velocidade que circulava entre Lyon (leste da França) e Paris foi evacuado nesta sexta-feira (9) depois que um sírio que viajava sem bilhete se autoproclamou terrorista, de acordo com informações de variadas fontes.

Um passageiro britânico alertou os controladores para a presença do sírio e eles decidiram parar o trem na estação de Creusot TGV, no rastro das fortes medidas de segurança adotada após o atentado contra a revista satírica Charlie Hebdo, na última quarta-feira (7), segundo um correspondente da agência de notícias AFP.

A prefeitura do departamento de Saône-et-Loire afirma em comunicado que o “viajante se autoproclamou ‘terrorista’ e declarou que tinha intenções criminosas com a segurança do trem”. A polícia evacuou os dois vagões e deteve o sírio, de 30 anos, que viajava sem bilhete na parte traseira do último vagão.

Segundo a direção regional da companhia de trens francesa, SNCF, em Borgonha (leste) a polícia inspecionou a bagagem de todos os passageiros e o próprio trem.

Encerrada a checagem policial, os passageiros puderam seguir viagem em outra composição ferroviária enviado pela SNCF. Na sequência foi aberta uma investigação judicial e a circulação de trens foi retomada com normalidade às 11h55 GMT (09h55 de Brasília), segundo a prefeitura.

Como já mencionado em outra do UCHO.INFO, os efeitos colaterais do atentado contra o jornal Charlie Hebdo exigirão muita atenção não apenas das autoridades mas da população francesa em geral. Qualquer atitude suspeita deverá ser informada imediatamente Às autoridades, como forma de se evitar um problema ainda maior.

Os grupos radicais islâmicos baseados no mundo árabe devem aproveitar o momento para deflagrar novas ações terroristas, como previsto pelo serviço secreto do Reino Unido, que identificou o planejamento de vários atentados por parte da Al Qaeda, grupo extremista ao qual estavam ligados os irmão Chérif e Said Kouachi, mortos nesta sexta-feira pela polícia francesa. (Com AFP)

apoio_04