Indonésia detecta possíveis sinais das caixas-pretas do voo da AirAsia

airasia_01Resposta no mar – As autoridades da Indonésia anunciaram nesta sexta-feira (9) terem detectado sinais possivelmente emitidos pelas caixas-pretas do avião da AirAsia, que desapareceu dos radares no dia 28 de dezembro e despencou sobre o Mar de Java com de 162 pessoas a bordo.

De acordo com o comandante das Forças Armadas indonésias, general Moeldoko, os sinais vieram de perto, não do interior dos destroços da cauda da aeronave, localizada no início desta semana pelas equipes de busca. “Estamos indo atrás do sinal. Mandamos mergulhadores para a direção de onde vem o bip”, declarou.

O responsável pelas operações, Suryadi B. Supriyadi, disse que um barco detectou os sons. “Os mergulhadores estão tentando chegar a elas”, disse à agência de notícias AFP, referindo-se às caixas-pretas. “A localização dos sons estaria próxima do local onde a cauda do avião foi encontrada”, acrescentou.

Esta é a primeira vez que as autoridades indonésias comentam sobre a detecção de sinais sonoros após treze dias de buscas pela aeronave. Especialistas acreditam que a análise dos dados das caixas-pretas poderá revelar as causas do acidente.

A localização das caixas-pretas, que na verdade são de cor laranja, permitirá não apenas o esclarecimento da tragédia, pois será possível saber o que aconteceu dentro da cabine de comando nos últimos trinta minutos de voo, mas determinar as causas do acidente, o servirá de base para as indenizações às famílias das vítimas.

O voo QZ8501, da AirAsia, sumiu dos radares cerca de uma hora após decolar do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde deveria pousar três horas mais tarde.

O Airbus 320-200 desapareceu logo após o comandante solicitar permissão para subir da altitude de 32 mil para 38 mil pés, com o objetivo de desviar de nuvens densas, por causa do mau tempo. O piloto não emitiu qualquer sinal de emergência. (Com agências internacionais)

apoio_04