França e Alemanha lançam nova iniciativa de paz na Ucrânia

(Leon Neal - AFP)
(Leon Neal – AFP)
Bandeira branca – França e Alemanha iniciaram nesta quinta-feira (5) uma nova ofensiva diplomática para tentar solucionar o conflito militar no leste da Ucrânia. A chanceler Angela Merkel e o presidente François Hollande desembarcaram nesta quinta-feira em Kiev, onde se encontraram com o presidente Petro Poroshenko. De lá, partiram para Moscou, onde terão uma reunião com o presidente Vladimir Putin.

Hollande disse que ele e Merkel querem apresentar uma nova proposta para acabar com o conflito no leste ucraniano. A proposta prevê o respeito à integridade territorial da Ucrânia. De acordo com o presidente francês, os dois líderes trabalharam durante dias em novo texto, que seja aceitável para todos os lados.

Apesar de eles terem optado pela diplomacia, as negociações não podem continuar para sempre, acrescentou Hollande. “Não é certo que teremos sucesso, mas jamais saberemos se não tentarmos”, afirmou o presidente sobre a nova iniciativa diplomática.

Merkel declarou, por meio de um porta-voz, que, diante do aumento da violência nos últimos dias, ela e Hollande intensificarão os seus esforços em prol de uma solução pacífica para o conflito entre o governo ucraniano e rebeldes separatistas pró-Rússia.

Nesta quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, também esteve em Kiev para encontros com Poroshenko e o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk. (Com agências internacionais)

apoio_04