Cinco drones sobrevoam ilegalmente Paris e movimentam policiais franceses

paris_02Espião no céu – Cinco drones foram vistos sobrevoando Paris, na noite da segunda-feira (23), sobre a embaixada dos Estados Unidos, a Place de la Concorde, a Torre Eiffel e o “Hôtel National de les Invalides” (Palácio dos Inválidos), que abriga a sede do Museu do Exército. A ação mobilizou os serviços policiais franceses, que não conseguiram localizar os pilotos.

Os voos acontecem em um momento em que a capital francesa está sob vigilância de diversas forças de ordem, como parte do plano de segurança Vigipirate, reforçado após os atentados de janeiro, em Paris, contra o jornal satírico Charlie Hebdo e um supermercado de produtos kosher.

Embaixada dos EUA

O primeiro drone foi visto por volta da meia-noite sobrevoando a embaixada dos Estados Unidos, localizada no 8° distrito. Por ser um local visado por terroristas, os serviços policiais presentes tentaram seguir o aparelho que “continuou o seu trajeto até os Invalides”, segundo uma fonte policial, mas seu rastro foi perdido.

Depois, entre 1h e 6h da manhã (horário local), quatro outros drones foram vistos sobrevoando a Torre Eiffel, a Torre Montparnasse e a Place de la Concorde (Praça da Concórdia), em Paris. Durante seis horas, a maioria dos serviços policiais noturnos foram mobilizados na cidade para tentar localizar os pilotos dos aparelhos, mas a operação fracassou.

Ação coordenada

Apesar de não ser a primeira vez que um drone sobrevoa Paris, nunca haviam sido vistos tantos em uma só noite. “Pode se tratar de uma ação coordenada, mas ainda não temos informações”, disse a fonte. “Será uma brincadeira? Um reconhecimento para uma ação futura? A investigação responderá essas perguntas”, afirmou uma autoridade policial. Nenhuma organização reivindicou a ação.

Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público sobre “voo de aeronave em zona proibida” e encarregada à polícia de transportes aéreos (GTA, na sigla francesa). (Com RFI)

apoio_04