Francesa e americana são sequestradas no Iêmen e na Nigéria, respectivamente

(Reuters)
(Reuters)
Crime hediondo – Uma francesa, funcionária de uma ONG no Iêmen, e uma missionária norte-americana, que trabalha em escola na Nigéria, foram sequestradas na terça-feira (24) nos respectivos países por homens armados. “Todos os nossos serviços foram mobilizados para localizar e obter a libertação rápida da nossa compatriota”, informou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da França, que já havia solicitado aos franceses que abandonassem o Iêmen, pela situação problemática do país. A capital Sana é atualmente controlada pelas milícias xiitas Houtis.

Uma fonte dos serviços de segurança do Iêmen relatou que a francesa havia sido sequestrada na manhã de terça-feira, no centro de Sana, por homens armados não-identificados. Ela foi capturada quando estava em companhia de uma iemenita dentro de um táxi. Elas foram levadas a um destino desconhecido.

Fechamento das embaixadas

No início de fevereiro, a França e outros países ocidentais haviam fechado as suas embaixadas no Iêmen. O governo francês havia então aconselhado os franceses a deixar o país “o mais rápido possível”. Os interesses franceses no país ficaram representados pela embaixada marroquina no país.

O presidente iemenita, Abd Rabbo Mansour Hadi, que abandonou Sana no último sábado (21), disse em Aden, antiga capital do Iêmen, que ele assumia as suas funções, qualificando de “nulas” todas as medidas tomadas pelos Houthis.

Norte-americana

A polícia nigeriana suspeita que o motivo do sequestro da missionária norte-americana seja um pedido de resgate. “Ela foi levada nesta terça-feira por volta das 10 horas”, disse o porta-voz da polícia do estado de Kogi, Sola Collins Adebayo. Os sequestradores são “homens armados desconhecidos” que foram à escola onde ela trabalha “atirando para cima para espantar as pessoas” antes de levar a mulher em direção à savana. (Com RFI)

apoio_04