União Europeia acusa o Google de abusar da posição de liderança

google_02Alça de mira – Após quase cinco anos de investigações, a Comissão Europeia notificou formalmente a empresa americana Google, nesta quarta-feira (15), por abuso de sua posição dominante no mercado de buscas online.

A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, acusou a empresa de usar sistematicamente seu serviço de buscas para promover o próprio serviço de comparação de preços, o Google Shopping. Na interpretação da Comissão, os usuários não recebem os resultados mais relevantes de suas buscas, que são distorcidas para favorecer ofertas do Google Shopping.

A Comissão Europeia também iniciou uma investigação formal para averiguar se o sistema operacional Android viola as leis europeias da concorrência.

A União Europeia está investigando o caso desde novembro de 2010. O atual passo, a chamada notificação das queixas, implica o início de um procedimento mais rigoroso, mas ainda não é uma decisão. No final, a empresa poderá pagar multa de cerca de US$ 6 bilhões. O Google rejeitou as acusações.

A empresa norte-americana tem, a partir de agora, dez semanas para preparar a sua defesa, afirmou Vestager. Segundo a comissária, o Google teria um serviço muito bom, mas empresas dominantes teriam a responsabilidade de não abusar de sua posição de mercado.

De acordo com Margrethe Vestager, na maioria dos países da União Europeia, o Google detém parcela de mercado de 90%. Ela também lembrou que foram empresas norte-americanas que desempenharam o principal papel nas queixas contra o Google, não as europeias.

A empresa de comunicação Axel Springer, uma das vozes mais críticas em relação ao Google na Alemanha, saudou o procedimento da Comissão Europeia como “um bom sinal para os consumidores e para a concorrência justa.” (Com agências internacionais)

apoio_04