Itália faz megaoperação contra grupo suspeito de terrorismo ligado à Al Qaeda

policia_italia_01Sufoco total – Suspeitos de terrorismo sob investigação na Itália estariam planejando um ataque suicida no Vaticano, afirmou nesta sexta-feira (24) o procurador encarregado de uma ampla operação contra células da Al Qaeda no país. O grupo visado na ação antiterrorismo tinha planos também para atentados no Paquistão e no Afeganistão.

O procurador-chefe de Cagliari (Sardenha), Mauro Mura, disse a jornalistas que os investigadores encontraram não só planos para ataques no Paquistão e no Afeganistão, mas também “indícios de preparativos para um possível atentado no Vaticano em março de 2010”, durante a permanência na Itália de um suposto terrorista de origem paquistanesa.

Batidas policiais em toda a Itália tiveram como alvo 18 pessoas suspeitas de ter ligações com a rede terrorista Al Qaeda, segundo a polícia. Foram apreendidas também armas.

Os investigadores comunicaram que nove suspeitos foram presos, em batidas policiais realizadas em várias cidades do país – incluindo o suspeito líder espiritual do grupo.

Oito dos detidos são paquistaneses e um afegão, enquanto outros três estão foragidos, e o restante já deixou a Itália. Eles são acusados de atos terroristas no estrangeiro e de facilitação de imigração clandestina.

Um dos suspeitos é um imã radical de Bergamo, no norte da Itália. Há suspeita de que ele seria líder espiritual da quadrilha e que haveria coletado fundos, supostamente para motivos religiosos, entre paquistaneses e afegãos na Itália. Segundo os investigadores italianos, o grupo apoiava a “luta armada contra o Ocidente” e queria incitar um levante popular contra o governo paquistanês. (Com agências internacionais)

apoio_04