Assessora de Renan e Sarney vai para a Fazenda no momento em que o governo luta pelo ajuste fiscal

renan_calheiros_32Toma lá, dá cá – Ministro da Fazenda, Joaquim Levy está cada vez mais enredado pelas questões políticas. O chefe da equipe econômica do governo petista de Dilma Rousseff foi “obrigado” a contratar como assessora Cláudia Lyra Nascimento, filiada ao PMDB e ex-secretária-geral da Mesa Diretora do Senado. A servidora foi contrata para o novo cargo no início de maio por indicação do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), que nos últimos tempos tem vivido às turras com o Palácio do Planalto.

A peemedebista já circula pelos corredores do Congresso a serviço de Levy, no momento em que o governo tenta emplacar o malfadado programa de ajuste fiscal. Atualmente, uma das suas principais tarefas é aprovar a Medida Provisória 665 no Senado. É importante ressaltar que a MP 665 restringe o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial, matéria que possivelmente irá ao plenário da Casa nesta quarta-feira (20).

Cláudia é analista legislativa do Senado desde 1981. Ela foi secretária-geral da Mesa Diretora de 2007 a 2014, abrangendo, entre outras gestões, as de Renan Calheiros e José Sarney (PMDB-AP), atuando como uma espécie de braço direito do presidente do Senado. Nas eleições passadas, a servidora concorreu a uma cadeira de deputada, mas não foi eleita.

Um dia antes de ter sua nomeação para a Fazenda publicada no Diário Oficial da União, ela foi homenageada por Renan em plenário. “Nos momentos mais tensos, mais dramáticos desta Casa, Cláudia, sempre sorridente, esteve firme em defesa do Brasil”, elogiou seu colega de partido e atual presidente do Senado.

O Brasil há muito aguarda um governo que priorize a competência e a responsabilidade, mas a classe política nacional se acostumou ao escambo, para economizar palavras e não ser alvo de censura. Lamentavelmente, o Congresso Nacional foi transformado ao longo dos anos em um clube privado de negócios, onde os freqüentadores priorizam os interesses pessoais e partidários. E entenda-se por interesses pessoais casos de corrupção de todos os naipes. (Daniela Cabral Távora com Ucho Haddad)

apoio_04