Mudanças climáticas: Merkel quer maior comprometimento dos países mais ricos

angela_merkel_21Olho no tempo – Nesta segunda-feira (8), último dia da cúpula do G7, nos Alpes da Baviera, a chancelar alemã Angela Merkel pediu aos líderes das sete maiores economia do planeta que se comprometam com objetivos mais duros para cortar os gases causadores do efeito estufa. Merkel, chamada pela imprensa alemã de “chanceler do clima”, espera revitalizar suas credenciais verdes ao conseguir que as nações do G7 aceitem metas específicas de emissão, antes de um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima em Paris.

A mudança climática é prioridade na agenda da cúpula nesta segunda. Os líderes também vão discutir o combate a epidemias e outros problemas de saúde, a luta contra o terrorismo do Boko Haram ao Estado Islâmico (EI), e o desenvolvimento africano.

Por sua vez, o Japão revelou que vai apoiar que os países do G7 apresentem suas próprias metas para a redução da emissão de dióxido de carbono. O presidente francês, François Hollande, cujo país receberá a cúpula da ONU sobre o combate às mudanças climáticas no final de 2015, também buscou um comprometimento ambicioso do G7 para o fim da dependência de combustíveis fósseis.

Moscou informou nesta segunda que não viu novidades nos comentários dos líderes do G7 mantendo uma linha dura contra a Rússia, com a manutenção das sanções por causa do envolvimento russo na crise da Ucrânia. Inclusive, um porta-voz do Kremlin sugeriu que há diferenças entre os Estados-membros do G7.

“Chamamos atenção ao fato de que entre os participantes existem divergências em suas abordagens. Alguns falam da necessidade de diálogo com a Rússia e a impossibilidade de resolver problemas sérios sem este diálogo, então continuamos observando de perto”, alertou Dmitry Peskov

Vale ressaltar que a Rússia não foi convidada a participar do G7 por causa da ação intempestiva que terminou com a anexação da Crimeia. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04