Federação Internacional de Basquete adia decisão e Brasil terá de esperar por vaga nas Olimpíadas

basquete_12Chá de cadeira – A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) terá de conter a ansiedade e esperar um pouco mais para saber se as seleções masculina e feminina terão vaga direta na Olimpíada de 2016 sem a necessidade de obtê-la em quadra. Anteriormente, o anúncio estava previsto para acontecer no dia 30 de junho, mas foi adiado e só ocorrerá na segunda semana de agosto. Vale ressaltar que esta é a segunda vez que a decisão é postergada.

O novo adiamento ocorreu em decorrência de uma mudança de calendário da Federação Internacional de Basquete (Fiba). A reunião do Conselho da entidade que seria realizado entre os dias 18 e 20 de junho na Suíça foi transferida para os dias 7, 8 e 9 de agosto, em Tóquio, no Japão.

“Teremos uma reunião do Comitê Executivo em junho e ali as coisas devem ficar encaminhadas. Mas o martelo só será batido mesmo em agosto. Ao meu ver, o Brasil merece a vaga, mas é uma decisão coletiva”, afirmou Alberto García, secretário-geral da Fiba Américas.

Esta mudança prejudica ainda mais o planejamento da CBB. O Pré-Olímpico Feminino do Canadá tem início em 8 de agosto, o que significa que a equipe nacional pode saber apenas durante o torneio se terá vaga na Rio-2016 ou precisará ficar com o título para assegurar a classificação.

A questão também é delicada na seleção masculina, e envolve ainda mais fatores. Apesar de o Pré-Olímpico do México começar apenas em 31 de agosto.

Se o Brasil ficar com a vaga, seu objetivo é usar a competição para fazer testes e dar experiência aos jovens. Caso seja obrigado a obter o posto em quadra – para isso precisa alcançar a final -, irá com força máxima. Desta forma, na convocação, pode ser obrigado a chamar mais atletas do que gostaria.

A indefinição já causa certa irritação no treinador, Robén Magnano. “Vou esperar. O que posso fazer? Nem aos Jogos Pan-Americanos ainda sei se vou. Tenho de pensar muito bem”, reclamou o técnico.

Vanderlei Mazzuchini, diretor técnico da CBB, ressaltou que a programação da equipe nacional já foi definida. Porém, a entidade não a divulgará até a Fiba decidir. Na preparação para o Pré-Olímpico, está prevista a realização de nove amistosos, distribuídos em torneios no Brasil, Argentina e a Copa Tuto Marchand, em Porto Rico.

“O planejamento não vai mudar. Mas temos de esperar para ver como será composto nosso time. Já queríamos ter a definição a tempo, pois este é um ano importante dentro do ciclo olímpico. Seguimos com o foco de fazer um bom trabalho em 2016”, finalizou. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04