Parlamento Europeu pede saída imediata de Blatter; diretor de comunicação pede demissão

joseph_blatter_25Olho da rua – Nesta quinta-feira, 11, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que pede a saída imediata do suíço Joseph Sepp Blatter da presidência da FIFA. O objetivo é o de permitir “reformas urgentes e necessárias” na entidade, afetada por vários casos de corrupção.

A proposta foi apresentada em conjunto pelas sete bancadas políticas da Assembleia e aprovada por ampla maioria dos deputados durante uma sessão plenária em Estrasburgo, na França.

Apesar de não ter poder legal, a medida tem forte peso político, já que escancara a falta de apoio ao cartola em seu próprio continente.

Os deputados celebram a renúncia de Blatter da presidência da FIFA, no texto, bem como as investigações penais em curso, porém pedem que entidade escolha um “presidente provisório apropriado para substituir imediatamente Joseph Blatter”. Entretanto, o suíço pretende permanecer no cargo até a escolha de um sucessor, o que deve acontecer em dezembro.

Blatter, de 79 anos, foi reeleito no fim de maio para um quinto mandato, apesar do escândalo de corrupção que estourou alguns dias antes da votação. Mas, apenas quatro dias após a eleição, o suíço renunciou ao cargo que ocupa desde 1998.

Ainda nesta quinta-feira, a FIFA anunciou que Walter De Gregorio, seu diretor de comunicação e relações públicas, decidiu abandonar o cargo que ocupava desde setembro de 2011.

De Gregorio, que possui nacionalidade suíça e italiana, continuará como assessor da FIFA até o término de 2015 e o cargo de responsável de comunicação será assumido de forma interina pelo até então diretor adjunto Nicolas Maingot, que já desempenhou esta função anteriormente. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04