Discurso de Lula é oportunismo para se eximir do “desastroso governo do PT”, afirma presidente do PPS

lula_363Pulando do barco – Presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) classificou de “deslavado oportunismo” o discurso que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva vem fazendo sobre o PT e o governo Dilma Rousseff.

“Lula inaugurou um festival de oportunismo, em que não respeita o seu partido e a presidente da República de seu governo”, afirmou Freire. O deputado vê, no gesto, “um claro intuito de tentar se afastar e se eximir de qualquer responsabilidade da grave degradação que estamos vivendo no país durante o desastroso governo do PT”.

Para Roberto Freire, a estratégia de Lula não vai funcionar porque a opinião pública brasileira “não vai se deixar enganar por um reles oportunismo desses”. Na avaliação do presidente do PPS, o comportamento de Lula “é uma das coisas mais vergonhosas que a política brasileira já experimentou”.

O parlamentar lembrou que já se teve na política brasileira problemas entre o presidente e o vice, rupturas de aliados quando no governo, coisas que, segundo ele, a política explica. “São fatos que ocorreram e a história nos dá vários exemplos. Mas com esse grau de desfaçatez que Lula começa a explicitar não se tinha conhecimento”, criticou.

No entender de Freire, com a atitude que vem tomando em relação a Dilma e ao PT, Lula se descredencia ainda mais perante a sociedade brasileira. “Nós estamos sentindo. Há uma desaprovação tão grande a isto que uma certa comiseração para com Dilma começa a aparecer – e veja bem que é rejeitada como poucos na história brasileira”.

Lula declarou que Dilma está “no volume morto”, pela baixa popularidade e que o PT está na mesma posição. O partido, segundo Lula, perdeu a utopia. “A gente só pensa em cargo, a gente só pensa em emprego, a gente só pensa em ser eleito e ninguém mais trabalha de graça”, afirmou o ex-presidente. Ele tem lembrado, em seus discursos, que a presidente Dilma garantiu, na campanha eleitoral, que não mexeria nos direitos trabalhistas, mas mexeu. Lula ainda cobrou boas notícias da presidente e disse que é impossível fazê-la viajar o Brasil.

No contraponto, a presidente Dilma Vana Rousseff, que na manhã desta terça-feira (23) participou, no Rio de Janeiro, de evento em comemoração ao Dia Olímpico, disse, ao ser questionada sobre as declarações do agora lobista Lula, que “todo mundo tem direito de criticar”. Apesar dessa declaração, a presidente não respondeu se concorda com o palavrório oportunista e rasteiro do antecessor.

Entre o que a presidente da República fala e o que acontece nos bastidores do poder há uma enorme e profunda distância. Quem conhece Dilma sabe que nos escaninhos do poder a declaração de Lula caiu como uma bomba, o que pode gerar complicações ao ex-metalúrgico, que desde a prisão do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, entrou na alça de mira da Operação Lava-Jato.

Lula que se cuide, pois Dilma não é pessoa de levar desaforo, podendo, inclusive, ressuscitar sua peçonha dos tempos de luta armada. Não será surpresa alguma se surgirem novos escândalos envolvendo empreiteiras do Petrolão.

apoio_04