Comediante invade reunião da Fifa e atira falsas notas de dinheiro em Blatter

BlatterCchuvaDinheiroFalsoChuva em Blatter – Nesta segunda-feira, 20, o comediante inglês Simon Brodkin invadiu reunião da Fifa, na Suíça, e atirou notas falsas de dólares em direção a Joseph Blatter. O evento em Zurique, comandado por Blatter teve como intuito principal definir a data de nova eleição presidencial, marcada para 26 de fevereiro de 2016.

Em meio à chuva de dólares, o suíço chamou os seguranças. E, logo após a invasão do comediante, também conhecido como Lee Nelson, Blatter interrompeu a reunião para que a mesa fosse arrumada. “Hoje é um dia importante para o futebol. Há duas coisas que lamento. Primeiro o atraso de hoje por conta do encontro importante que tivemos [definição da nova eleição presidencial]. Dois, lamento o acontecido na minha entrada, mas é um mal-educado. Há gente que não conhece seu limite. Isso faz parte da vida”, esbravejou o presidente da entidade, visivelmente irritado com a “pegadinha” armada pelo comediante.

Blatter tem evitado viagens internacionais em virtude da investigação realizada pela polícia norte-americana. O dirigente não compareceu ao Mundial de Futebol Feminino, realizado recentemente no Canadá, e também se ausentou da disputa da Copa América, no Chile.

Vale lembrar que sete dirigentes ligados à Fifa foram presos no fim de maio, entre os quais o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

Segundo Blatter, as prisões tiveram caráter político, ressaltando que todos os detidos pertenciam a confederações da América. “Sigo em vida após o tsunami que sacudiu a Fifa. Aqui estou. Vocês sabem o que aconteceu, mas a situação é que após eu ser reeleito no congresso começou uma pressão a que estava submetida a Fifa. Foi uma interferência política e agora estou aqui”.

Ao ser indagado em entrevista coletiva sobre o motivo da renúncia dias depois de ser reeleito, o suíço respondeu: “Estávamos recebendo muita pressão e também dos meios de comunicação. Eu decidi [renunciar] para fazer algo pela Fifa. Eu quero defender a Fifa e não a mim”.

Famoso na Inglaterra por estrelar séries cômicas na TV, Simon Brodkin tem grande histórico de invasões. Em 2013, ele se vestiu de jogador do Manchester City, se misturando com o elenco do time inglês no campo. A segurança percebeu a presença do intruso. O comediante foi advertido pela Justiça inglesa.

Em junho de 2014, o comediante tentou se passar por jogador da seleção da Inglaterra, que estava em aeroporto rumo aos trabalhos de preparação para Copa do Mundo. (Danielle Cabral Távora)