Grécia aprova parte do pacote de reformas e abre caminho para plano de resgate

foto_02Reformando a Grécia – Nesta quinta-feira, 23, o Parlamento grego aprovou a segunda parte do pacote de reformas exigido pelos credores internacionais do país. A aprovação abre caminho para que o país possa começar a negociar o terceiro plano de resgate financeiro, de cerca de 86 bilhões de euros.

A votação ocorreu depois de um longo debate no Parlamento, que terminou apenas às 4h de Atenas. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, voltou a enfrentar a revolta de seus próprios parlamentares da esquerda radical, porém não teve dificuldade para conseguir a aprovação das medidas, com o apoio de partidos pró-Europa da oposição.

Foram 230 votos favoráveis e 63 contrários. O ex-ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, que na votação do dia 15 de julho disse não ao primeiro pacote, desta vez, apoiou as medidas. Segundo ele, as reformas são benéficas para a Grécia. O texto aprovado, de mais de 900 páginas, altera o código civil para acelerar o sistema Judiciário e regular o saneamento dos bancos.

Na última segunda-feira, a Grécia quitou sua dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que somava cerca de 2 bilhões de euros, e com a Comissão Europeia (CE), de cerca 4,2 bilhões de euros. O pagamento acontece após a CE ter confirmado o desembolso dos 7,16 bilhões de euros de financiamento de urgência concedido à Grécia.

apoio_04