CEO da Porsche, alemão Mathias Müller é o novo “piloto” da enrolada Volkswagen

matthias_muller_01Sob nova direção – Confirmando especulações da mídia especializada, o conselho de administração da Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (25) que Matthias Müller, chefe da Porsche, será o novo presidente da empresa.

Müller, de 62 anos, terá a difícil tarefa de recuperar a confiança de consumidores da Volkswagen em todo o planeta. Ele assumirá o posto de Martin Winterkorn, que renunciou na quarta-feira (23), assumindo a responsabilidade pelo escândalo de fraude de emissões que desencadeou a maior crise dos 78 anos de história da montadora.

A crise teve início quando a Volkswagen admitiu ter desenvolvido um software para carros a diesel com o objetivo de manipular testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos. O escândalo então se alastrou, até ser confirmado que 11 milhões de veículos da montadora foram afetados, 2,8 milhões deles na Alemanha.

Müller iniciou sua carreira como torneiro mecânico na Audi em 1978. Após se formar em Ciências da Computação, ele regressou à Audi, onde conseguiu subir até a gerência do departamento de integração técnica. Em 1994, Müller foi nomeado gestor de produto do Audi A3 e, em 2002, controlava todas as linhas de produto das marcas do Grupo Volkswagen.

Posteriormente, ele chegou ao cargo de chefe de estratégia de produto do conglomerado, cargo que lhe foi atribuído por Winterkorn. Desde 2010, Müller é o CEO da Porsche. Neste ano, ele se tornou membro do conselho executivo da Volkswagen. (Com agências internacionais)

apoio_04