Partido Liberal vence eleições no Canadá

justin_trudeau_1001

“Os canadenses escolheram a mudança, uma mudança real”, disse Justin Trudeau, líder do Partido Liberal, ao comemorar a vitória da legenda nas eleições gerais do Canadá, na segunda-feira (19). Com o resultado, Trudeau se tornará o próximo primeiro-ministro do país, pondo fim ao governo de quase dez anos do conservador Stephen Harper.

“Serei o primeiro-ministro de todos os canadenses”, Trudeau à multidão, que o aplaudia na cidade canadense de Montreal, logo após a divulgação dos resultados. “Combatemos o medo com a esperança. O cinismo, com o trabalho duro. As políticas divisórias e negativas, com uma visão positiva que une os canadenses.”

Trudeau é o filho mais velho do ex-premiê liberal Pierre Trudeau, morto em 2000. Ele governou o Canadá entre 1968 e 1984, com uma breve interrupção.

Os liberais venceram as eleições com 39,5% dos votos, seguidos pelo Partido Conservador, com 32%, e do Novo Partido Democrático (NPD), com 19,6%. O Partido Liberal ocupará 184 das 384 cadeiras na House of Commons (câmara baixa do Parlament) – uma maioria parlamentar que permitirá que Trudeau governe sem depender de outros partidos.

A ampla vitória dos liberais é uma surpresa, já que o partido sofreu a pior derrota eleitoral de sua história nas eleições anteriores, em 2011, quando terminou em terceiro lugar, com apenas 34 assentos.

“O resultado certamente não é o que esperávamos”, disse o conservador Harper em discurso na cidade de Calgary. “Mas o povo sempre tem razão. Colocamos tudo na mesa, demos tudo que pudemos, e não nos arrependemos de nada.” Após a derrota, Harper anunciou sua renúncia ao posto de líder do Partido Conservador. (Com agências internacionais)

apoio_04