Terrorismo: polícia do Paquistão detém dezenas por ataque no país; já passa de 70 o número de mortos

paquistao_1001

Segundo fontes oficiais do Paquistão, já são 72 mortos e 320 feridos as vítimas do atentado suicida cometido no domingo (27) em um parque público da cidade de Lahore.

O governo paquistanês informou que a polícia e o Exército, em operações conjuntas, detiveram 50 pessoas suspeitas de estar envolvidas no atentado. “As agências de inteligência, o Exército e os Rangers estão realizando cinco operações em Lahore, Faisalabad e Multam desde ontem. As operações continuam com novas pistas”, afirmou o general Asim Bajwa.

O porta-voz militar destacou que foram detidos terroristas e colaboradores do ataque, além de apreender armas e munição. De acordo com o canal de televisão paquistanês Geo TV, entre os detidos estão três irmãos do suspeito de cometer o atentado suicida, um jovem de 28 anos identificado apenas como Yousuf.


O parque de Gulshan-e-Iqbal estava lotado de cristãos que celebravam a Páscoa no momento do ataque. Entre as vítimas, havia dezenas de crianças que estavam brincando no local.

As autoridades do Paquistão decretaram três dias de luto devido ao atentado em Lahore, cidade natal do primeiro-ministro Nawaz Sharif. O movimento Jamaat-ul-Ahrar, ligado ao grupo islâmico Talibã, assumiu a autoria do ataque.

Em nome do papa Francisco, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, lamentou o atentado. “O terrível ataque contra dezenas de inocentes no parque de Lahore gera uma sombra de tristeza e angústia na festa de Páscoa. Mais uma vez, o ódio homicida recai sobre pessoas indefesas”, declarou.

apoio_04