Lava-Jato: STF nega pedido de Lula, que pode ser preso por causa da epopeia do sítio em Atibaia

lula_1048

Luiz Inácio da Silva, o alarife palestrante, sofreu nova derrota no Supremo Tribunal Federal (STF) e deve começar a se preocupar com a possibilidade de passar uma temporada em Curitiba. Relator dos processos resultantes da Operação Lava-Jato, o ministro Teori Zavascki, do STF, negou pedido da defesa de Lula para que o juiz Sérgio Moro deixe de comandar os inquéritos abertos para investigar o petista.

Em sua decisão, disponibilizada nesta quinta-feira (8), Teori afirma que o pedido de Lula “constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”. Na petição, os defensores do ex-presidente alegaram que os procedimentos judiciais envolvendo o petista não devem tramitar na 13ª Vara Federal em Curitiba, cujo titular é Moro, uma vez que há no STF investigações semelhantes.

O pedido da defesa menciona decisão de Sérgio Moro que faz referência a Lula como “arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras”. Os advogados afirmam que tal tese é idêntica à Procuradoria-Geral da República. Na verdade, o “arquiteto do esquema criminoso” conhecido como Petrolão não foi Lula, mas o então deputado federal José Janene (PP-PR), já falecido e que ganhou fama como o “Xeique do Mensalão”. O ex-presidente da República não apenas endossou o plano criminoso, como aderiu ao mesmo de forma irresponsável para garantir a implantação do seu projeto de poder.


“Nesse contexto, é importante destacar que esta Corte possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobras, com seus contornos e suas limitações, de modo que os argumentos agora trazidos nesta reclamação constituem mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”, destacou Teori na decisão.

Para dificultar ainda mais o trabalho dos preocupados advogados de Lula, o ministro-relator completou: “São prematuras as alegações de que a suposta ocultação de patrimônio pelo investigado e os supostos recebimentos de benesses das empreiteiras[…] e outras não têm qualquer relação com o esquema criminoso que vitimou a Petrobras e que é objeto da Operação Lava Jato”.

Em suma, as palavras de Teori mostram que é pertinente a tese do UCHO.INFO, que aposta na prisão de Lula no vácuo do sítio em Atibaia, propriedade rural de pequeno porte que contou com reformas executadas por duas das maiores empresas do País, sendo que o custo da obra foi considerado com pagamento de parte de propina.

apoio_04