Três meses após contratação milionária, Neymar tropeça na arrogância e enfrenta problemas em Paris

Quando o Paris Saint-Germain anunciou a contratação Neymar Jr., o mais caro da história do futebol, ficou claro para quem conhece o modus vivendi dos parisienses que o atacante brasileiro teria problemas na capital francesa.

Decidido a sair da condição de coadjuvante no FC Barcelona, onde tinha de lidar com o protagonismo do argentino Lionel Messi e do uruguaio Luis Suárez, e disposto a conquistar o título de melhor jogador do planeta, Neymar não pensou muito antes de aceitar a proposta milionária que lhe fez Nasser Ghanim Al-Khelaifi, dono do PSG.

O que há três meses parecia o começo de uma longa badalação, com direito a homenagem na Torre Eiffel, agora tudo parece caminhar na direção de um sério problema de convivência.

Não demorou muito, após sua estreia no gramado do Parque dos Príncipes, estádio do PSG, para Neymar arrumar confusão com o também atacante Cavani por causa de quem cobraria um pênalti na partida contra o Bordeaux (30 de setembro).

Na sequência, o atacante brasileiro iniciou uma zona de atrito com o treinador do PSG, Unai Emery, que proibiu Neymar de após as partidas treinar com os reservas. O brasileiro não gostou e o clima nos bastidores do PSG esquentou.


Tratado com todas as deferências pelo dono do clube, Neymar abusa ao tentar desautorizar o treinador. Algo que faz dentro de campo e sem se preocupar com o registro de imagens em que aparece com semblante de deboche ou sinalizando que não está disposto a acatar as ordens de Emery.

Nesta quarta-feira (8), o jornal L’Equipe estampou na capa o conflito que separa Neymar e Emery. “Neymar, a estrela, apoia cada vez menos Unai Emery, o treinador. E manifesta isso cada vez mais”, ressalta o tabloide francês.

Na imprensa local a resistência a Neymar começa a fermentar, assim como acontece no elenco do PSG, onde o brasileiro já deixou de ser unanimidade. Ex-jogador do PSG e da seleção francesa, mas atualmente atuando como comentarista esportivo da rádio RMC, Christophe Dugarry classificou Neymar como “insuportável”. E é preciso dar razão a Dugarry.

“Neymar é insuportável. Já é a estrela do PSG, venceu o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e tudo mais… Mas ele é um grande jogador que vai se tornar o técnico do PSG, não por seu valor de 222 milhões de euros, e sim porque o técnico Unai Emery não intervém. Caso ele não faça uma intervenção, Neymar vai trocar o treinamento e escolher o time”, afirmou Dugarry.

Essa resistência foi notada na chegada de Neymar ao hotel em que seleção brasileira está hospedada, em Paris, para partidas contra o Japão e a Inglaterra. A tietagem na órbita de Neymar ficou muito aquém da esperada. Isso já começa a preocupar o staff do jogador brasileiro, que de forma equivocada acreditou que seria o novo rei da França.

apoio_04