Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia assumirá a Presidência da República na próxima sexta-feira

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumirá a Presidência da República por algumas horas, a partir da próxima sexta-feira (13). A chegada da magistrada ao comando do Executivo federal decorre de viagem que o presidente Michel Temer fará ao Peru, onde participará da Cúpula das Américas.

Cármen Lúcia assumirá a Presidência assim que Temer deixar o espaço aéreo brasileiro, na sexta-feira, permanecendo no cargo até o dia seguinte, sem horário definido.

Apesar de o deputado federal Rodrigo Maia e o senador Eunício Oliveira, presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, aparecerem na frente na linha sucessória, ambos tornar-se-iam inelegíveis nas eleições de outubro próximo ano caso assumissem o posto de Temer.


Com esse impeditivo, Maia e Eunício estarão ausentes do País durante o mesmo período. Eunício Oliveira fará uma viagem previamente marcada ao Japão, enquanto Rodrigo Maia visitará o Panamá para participar de evento oficial.

Não é a primeira vez que um presidente do STF assume interinamente a Presidência da República. Em setembro de 2014, Ricardo Lewandowski assumiu o Executivo por dois dias, quando a outrora presidente Dilma Rousseff e o então vice Michel Temer cumpriam agendas no exterior.

Em 2002, foi a vez do ministro Marco Aurélio Mello assumir a Presidência, em virtude de viagem de Fernando Henrique Cardoso à Europa. Na ocasião, o vice-presidente também estava fora do País e os presidentes da Câmara e o Senado acompanharam FHC na viagem.

Os outros ministros do STF que já assumiram interinamente a cadeira de presidente da República foram José Linhares, que assumiu, com a deposição de Getúlio Vargas, de 30 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946; José Carlos Moreira Alves, em 1986; e Octávio Gallotti, em agosto de 1994. (Com ABr)

apoio_04