UNESCO e Juventus lançam concurso de fotografia sobre futebol

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o clube italiano Juventus lançaram nesta semana um concurso de fotografias com o objetivo de retratar formas com as quais o futebol promove a inclusão, supera estereótipos e reverte discriminações.

Para participar do concurso, é necessário enviar uma fotografia retratando esse potencial do esporte, com uma mensagem de paz e tolerância. Os vencedores receberão prêmios e participarão de uma campanha em vídeo.

Os interessados podem enviar a foto para o e-mail [email protected], juntamente com um depoimento de 150 a 200 palavras (em inglês ou francês) explicando como o futebol promove e mantém a inclusão, a união e a tolerância, e supera a discriminação. É necessário indicar o primeiro e último nome do participante e fornecer informações de contato e profissão. As inscrições podem ser feitas até as 19h59 (horário de Brasília) do dia 6 de maio.

Segundo a UNESCO, a foto deve ser dinâmica e expressar a mensagem da campanha; deve ser colorida e em alta resolução (mínimo 300dpi); pode ter sido tirada tanto com a câmera na horizontal como na vertical; e o formato pode ser de retrato, de fotojornalismo, de fotografia de rua, ou de foto de ação. Assinaturas, nomes dos fotógrafos ou direitos autorais devem ser submetidos juntamente com a foto. A obra deve ser enviada por e-mail, em formato digital e a extensão do arquivo deve ser “jpg”.


Ganhadores do concurso

Serão escolhidos sete finalistas e três vencedores. A UNESCO publicará os resultados do concurso em 12 de maio. Os selecionados serão notificados diretamente, e suas fotos e depoimentos serão publicados nas redes sociais e no site da Organização. As dez melhores fotos serão incluídas em um vídeo promocional que será amplamente disseminado.

Os três ganhadores receberão uma câmera Canon DSLR (ou equivalente). Os demais selecionados receberão uma camisa personalizada da Juventus 2017/2018 e uma bola de futebol.

Informações importantes

A UNESCO reserva o direito de modificar os prêmios, as regras e o regulamento do concurso se e quando necessário, sem aviso prévio. Para participar, o(a) fotógrafo(a) deve possuir os direitos do conteúdo que ele/ela está inscrevendo.

Participando do concurso, o fotógrafo possui os direitos autorais do conteúdo submetido, mas a UNESCO retém o direito ilimitado de uso das fotos para propósitos de informação pública nos campos de competência da UNESCO. A UNESCO usará as fotos somente para fins não comerciais, que incluem materiais de educação e advocacy, websites, brochuras, relatórios, flyers sem custo. O fotógrafo será creditado.

Colabore com a campanha utilizando em suas redes sociais as hashtags: #unescojuventus #WhatColour #morethanfootball #MaisQueFutebol (Com Agência ONU)

apoio_04