Suspeito de atropelamento que matou 10 pessoas e deixou quinze feridas, em Toronto, é Alek Minassian

Nove pessoas morreram e dezesseis ficaram feridas nesta segunda-feira (23), em Toronto, no Canadá, após o motorista de uma van avançar sobre a calçada de uma avenida de grande movimento na cidade e atropelar pedestres.

De acordo com o Hospital Sunnybrook, para onde foram levados os feridos, o número de mortos pode aumentar, pois pelo menos cinco pacientes estão internados em estado crítico.

O responsável pelo acidente, que tem todos os ingredientes de atentado, foi preso, mas por enquanto não há informações sobre a possível motivação do crime. A rede americana de televisão CBS informou que o suspeito é Alek Minassian, de 25 anos.

De acordo com as primeiras indicações, Minassian é natural de Richmond Hill, Ontário, e está matriculado no Seneca College. Nas redes sociais não há qualquer indício de que o suspeito tivesse ligação com grupos terroristas, assim como não era considerado uma ameaça à segurança canadense.

O acidente aconteceu às 13h30, no momento em que diversos funcionários de empresas na região saíam para almoçar. Ao menos uma testemunha relatou à rede de televisão CNN que o motorista parecia estar deliberadamente mirando pedestres na calçada.

“Essa pessoa estava intencionalmente fazendo isso, ele estava matando todo mundo”, declarou a testemunha. “Ele continuou, continuou. As pessoas estavam sendo atingidas, uma após a outra.”

O ataque se estendeu por quase 1,6 quilômetro e muitas das vítimas eram pessoas mais velhas, porém um carrinho de bebê foi lançado após ser atingido pelo veículo.


Autoridades canadenses

Questionado por jornalistas durante coletiva de imprensa, o chefe da polícia de Toronto, Peter Yuen, afirmou: “Esta será uma longa investigação”. Yen e outras autoridades canadenses envolvidas na elucidação do caso não responderam às perguntas sobreas motivações do atropelamento e a possibilidade de um atentado terrorista.

Os ministros das Reuniões Exteriores do G7 (grupo de países integrado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) estão reunidos por dois dias em Toronto. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que as autoridades estão investigando o incidente.

“Ainda estamos coletando informações e, assim que pudermos, vamos dividi-las com os canadenses”, disse Trudeau a repórteres cerca de uma hora após o acidente.

Locadora de veículos

A van usada pelo suspeito para atropelar pedestres é da locadora de veículos Ryder. Em comunicado à imprensa, a empresa informou estar colaborando com as investigações.

“A Ryder está ciente do incidente envolvendo uma van alugada atingindo pedestres em Toronto nesta segunda. Estamos tristes com este trágico evento. Levamos a segurança de toda a nossa frota muito a sério e estamos colaborando totalmente com as autoridades”, destaca a nota.

A imprensa canadense divulgou vídeo postado em redes sociais do momento em que o suspeito é preso por um policial. É possível ouvir o policial ordenar que o suspeito deite no chão, enquanto aponta um objeto, possivelmente uma arma.

Nos últimos anos, ocorreram diversos atentados terroristas com o uso veículos, como vans ou caminhões, para matar pedestres, como no mercado de Natal em Berlim, em 2016, em Barcelona, em 2017, e em Nova York, também no ano passado. (Com agências internacionais)

apoio_04